A economia brasileira conta com
estímulos ao consumo devido às melhores condições no crédito, como a redução das
taxas de juros. Este é um momento oportuno para que o comércio aproveite para ampliar
as vendas. Segundo indicador da Serasa Experian, aumentou em 5,8% o movimento
de consumidores nas lojas em todo o país no primeiro bimestre de 2012, em
relação ao mesmo período do ano passado.
Por causa desse cenário favorável, os
especialistas de soluções antifraudes da Serasa Experian alertam para que o
comerciante tenha cautela redobrada na hora de realizar a venda, pois nesse
ambiente de maior fluxo de pessoas aumentam as probabilidades de fraudes. Essa
chance pode aumentar em 25% nas vésperas e durante os feriados.
Os especialistas ressaltam que as
perdas por fraude são irrecuperáveis e se traduzem em prejuízo líquido e certo,
diferentemente das perdas por inadimplência, que podem ser buscadas. O golpe
mais comum é o de roubo de identidade, ou seja, quando o fraudador que está
fazendo a compra se passa por dono do documento ou por titular das informações
apresentadas.
Cuidados simples podem ajudar uma
empresa a reduzir o risco de ser vítima de fraudes. Para os especialistas da
Serasa Experian, o primeiro passo é prestar muita atenção no documento de
identificação. Uma simples conferência da foto do documento com a pessoa que se
apresenta na loja e a verificação da consistência dos dados informados já
aumentam consideravelmente as chances de evitar prejuízos.
As micro e pequenas empresas,
principalmente, devem redobrar essa atenção, pois muitas vezes, por não
investirem em recursos básicos e acessíveis de prevenção, podem acabar sendo
alvos preferenciais de golpistas.
Na hora de uma transação, o
empresário pode fazer uma consulta ao CPF do consumidor e a Serasa Experian faz
o cruzamento com bancos de dados de óbitos, documentos e cheques roubados,
endereços e telefones, entre outros. A partir disso, o serviço dá uma nota de
zero a mil às informações apresentadas pelo cliente e indica se há e qual o
grau do risco para o comerciante.
Algumas situações após a venda ter
sido realizada podem apontar que a fraude já aconteceu: o cliente ligar
reclamando que não realizou a compra do produto; se após a compra efetivada,
não for paga nenhuma das parcelas; se o cliente não for encontrado; caso
encontre o titular dos documentos, ele comprova que nunca esteve no
estabelecimento.
Confira cinco dicas para evitar golpes antes de realizar uma venda a
prazo:
– Peça sempre dois documentos
originais como RG, CPF e Carteira de Habilitação;
– Procure confirmar se as
informações fornecidas pelo cliente são verdadeiras, analisando atenciosamente se
o nome apresentado nos documentos é o mesmo que consta no comprovante de
residência;
– Solicite ao cliente o número do
telefone residencial e faça a checagem dos dados naquele instante;
– Consulte alguma ferramenta de
prevenção a fraudes disponível no mercado.
– Se ainda assim o comerciante não
se sentir seguro com a venda, peça que uma parte ou todo o pagamento seja feito
à vista.