A exposição do artista Enéas Barbin, que marca as comemorações dos 19 anos do Museu de Olaria João do Monte, em Valinhos, prossegue até o próximo dia 17 de maio. Aberta no último dia 17, a mostra pode ser vista das 14 às 18 horas, de terça a sexta-feira; e das 8 às 12 horas, aos sábados. O Museu fica na Rua Rui Barbosa, nº 130.
Nascido em Valinhos, o artista de 50 anos está expondo 20 obras em óleo sobre tela, no estilo impressionista, com motivos variados, como flores, paisagens e marinha. Barbin, que pinta há 14 anos, diz que as telas que apresentadas no museu foram produzidas nos últimos cinco anos. Ele comenta que conheceu João do Monte e sua família na infância. “Por isso é muito gratificante realizar a pedido da família minha primeira exposição individual em um espaço que foi idealizado e leva o nome deste grande artista e amigo”, complementa.
O Museu
O Museu João do Monte é administrado pela Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Cultura. O espaço conta com 3 mil peças em cerâmica com temas e tamanhos variados. “Temos várias obras que retratam a história de Valinhos e da cultura do figo roxo, assinadas pelo meu pai e artista, João do Monte, e por mim que dei continuidade à sua obra”, conta a filha do ceramista e artista Jacinta do Monte.
João do Monte
Descendente de tradicional família de artistas e oleiros portugueses, pioneiros na arte de manusear e modelar argila e na implantação da cerâmica, João Evangelista da Silva e Souza, o João do Monte, chegou a Valinhos em 1953 com um sonho de criar um espaço para que novos artistas pudessem mostrar suas obras. Em 1990, foi inaugurada a Galeria João do Monte, construída pelo próprio artista. Em 2004, atendendo a um desejo do ceramista, o espaço foi transformado em Museu de Olaria João do Monte.