O prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, confirmou nesta terça-feira, 16, o interesse de o município de Vinhedo realizar a compra direta da vacina russa Sputinik V e protocolou carta de intenção para a compra do imunizante desenvolvido pelo instituto russo Gamaleya e autorizado em mais de 50 países.
O diálogo de Vinhedo com a embaixada e o Fundo de Investimentos da Rússia aconteceu com o auxílio do vereador e presidente da Câmara, Rodrigo Paixão (PDT).
“Seja através do consórcio ou através da compra direita, queremos que a vacina chegue o mais rápido possível a Vinhedo. Até o momento vacinamos 7,2 mil pessoas, mas temos capacidade de vacinar muito mais se conseguirmos realizar a compra”, explicou o prefeito Dario Pacheco (PTB).
No protocolo de intenções, a Prefeitura cita o abastecimento insuficiente do Governo Federal e o aumento no número de casos em todo o Estado de São Paulo, o que tem gerado falta de leitos em UTIs. “É mais uma possibilidade que se abre para o município, não podemos descartar nenhuma possibilidade”, reforçou Rodrigo Paixão.
A cidade foi uma das primeiras a integrar o consórcio de municípios para a compra das vacinas, através da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e tem em caixa cerca de R$ 4 milhões para a compra dos imunizantes. O pedido feito a Rússia se soma aos esforços na FNP.
Sobre a vacina
O consórcio de governadores do Nordeste anunciou nesta semana a compra de 37 milhões de doses da vacina Sputinik V, desenvolvida pelo instituto russo Gamaleya, mas que ainda não foi aprovada pela Anvisa. O uso da Sputnik já foi autorizado em 51 países, que reúnem uma população somada de 1,3 bilhões de pessoas. Nos estudos internacionais, o imunizante apresentou uma taxa de eficácia de 91,6%.