No último sábado (17), uma ação da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Vinhedo resultou na recuperação de um veículo furtado, durante patrulhamento no bairro Capela. A operação contou com o apoio de outras viaturas da GCM e levou à apreensão do automóvel, além do registro de boletim de ocorrência por receptação culposa.
A equipe foi acionada via rede rádio após o sistema de alarme indicar a presença de um carro com queixa de furto, possivelmente circulando na Rua João Edueta. Em rápida resposta, os agentes localizaram o veículo na Rua Antônio Bucci. O condutor atendeu prontamente à ordem de parada e foi abordado.
Na revista pessoal e no interior do veículo, nada de ilícito foi encontrado. No entanto, a checagem da placa confirmou que o automóvel havia sido furtado no início do mês, conforme registro anterior no sistema.
Questionado sobre a origem do carro, o motorista alegou tê-lo adquirido por R$ 9 mil em uma negociação informal com um morador da cidade de Campinas, com pagamento parcelado.
Diante das evidências, o condutor foi conduzido à Delegacia de Polícia, onde foi lavrado boletim de ocorrência por receptação culposa, com base no artigo 180 do Código Penal. Além disso, os agentes constataram que o veículo não era licenciado desde 2015, o que resultou também na emissão de auto de infração.
Após os procedimentos legais, o condutor foi liberado. Já o automóvel permaneceu apreendido e está à disposição da Justiça. A operação reforça a atuação eficaz da ROMU e da GCM de Vinhedo no combate à criminalidade e na recuperação de bens furtados.