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Desde a meia-noite desta quarta-feira (20), 34 novos radares de fiscalização começaram a operar em rodovias estaduais administradas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A medida busca reduzir acidentes, coibir o excesso de velocidade e reforçar a segurança viária em pontos considerados críticos.

Na região de Campinas, foram ativados 12 novos equipamentos. Entre os destaques estão os municípios vizinhos de Valinhos e Louveira, que passam a contar com radares instalados em importantes trechos de ligação regional.

Em Valinhos, o radar foi implantado na Rodovia Visconde de Porto Seguro (SP-332), km 91,8, com limite de 60 km/h. Já em Louveira, o equipamento está na Rodovia Vereador Geraldo Dias (SP-332), km 81, também com velocidade máxima permitida de 60 km/h.

Confira os pontos de fiscalização já em operação na região:

  • Campinas

    • Rod. Eng. Miguel Noel Nascentes Burnier (SPA 135/065): km 2,6 – limite 60 km/h

    • Rod. Miguel Melhado Campos (SP-324): km 84,4 – limite 80 km/h

    • Rod. Francisco Von Zuben (SP-091): km 92,1 – limite 60 km/h

  • Valinhos

    • Rod. Visconde de Porto Seguro (SP-332): km 91,8 – limite 60 km/h

  • Sumaré

    • Rod. Adauto Campo Dall’Orto (SPA 110/330): km 1,829 – limite 60 km/h

  • Artur Nogueira

    • Rod. Prefeito Aziz Lian (SP-107): km 44 – limite 60 km/h

  • Louveira

    • Rod. Vereador Geraldo Dias (SP-332): km 81 – limite 60 km/h

  • Mogi Guaçu

    • Rod. Carmem Ruete de Oliveira (SPI 177/342): km 8,7 – limite 80 km/h

  • Águas de Lindóia

    • Rod. Eng. Geraldo Mantovani (SP-360): km 176,1 – limite 50 km/h

  • Socorro

    • Rod. Pedro Astenori Marigliani (SP-008): km 135,3 – limite 60 km/h

  • Pedreira

    • Rod. João Beira (SP-095): km 64 – limite 60 km/h

  • Pinhalzinho

    • Rod. Pedro Astenori Marigliani (SP-008): km 114,5 – limite 60 km/h

Expansão no Estado

Com os novos equipamentos, São Paulo passa a contar com 84 radares em funcionamento nas rodovias estaduais não concedidas. O contrato firmado pelo DER prevê a instalação de 649 dispositivos, sendo que os demais ainda estão em fase de testes e homologação.

Segundo o DER, os pontos foram definidos a partir de critérios técnicos, como histórico de acidentes, excesso de velocidade e presença de fauna. A expectativa é que a ampliação do monitoramento contribua diretamente para a redução da acidentalidade e para a preservação de vidas.

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