Abertura dos Jogos Escolares reuniu 600 pessoas

propaganda do Google Artigo Top

A abertura oficial da edição 2012 dos Jogos Escolares, realizada no último dia 20, um sábado, reuniu aproximadamente 600 pessoas no Ginásio Municipal Antônio Elias, no Parque Municipal Jayme Ferragut.

A cerimônia marcou início do torneio e das disputas das modalidades esportivas de basquetebol, damas, estafetas, futsal, handebol, queimada, voleibol e xadrez que reunirão, neste ano, aproximadamente 3,5 mil alunos das Escolas Municipais (EMs), matriculados do 2º ao 9º ano dos ensinos fundamental I e II.

Com a execução do Hino Nacional e com o juramento do atleta, deu-se início ao acendimento da pira olímpica, com a tocha sendo levada às mãos do atleta Silvio Torezin – que integra a equipe de esportes especiais da Prefeitura de Vinhedo – e conduzida, em seguida, às mãos da nadadora vinhedense Raquel Viel, que também faz parte da equipe de natação especial da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e que participou dos Jogos Paralímpicos, em Londres, entre agosto e setembro deste ano.

Em seguida, os presentes assistiram a apresentação de dança “A união pelos Jogos: promovendo a paz nas escolas”, dos alunos da EM Centro Integrado de Cidadania (CIC) Eduardo Von Zuben; a coreografia “Brasil unido pelos Jogos”, dos alunos da EM Dr. Jair Mendes de Barros; e a exibição “Giramundo”, do grupo ginástico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), seguida por uma apresentação de agilidade de dois atletas da escolhinha esportiva de ginástica artística.

Os Jogos

As partidas das modalidades que integram os Jogos Escolares de Vinhedo começam na próxima segunda-feira, 29, com a participação dos alunos do 6º ao 9º anos, do ensino fundamental II, e seguirão até 6 de novembro. Aos alunos dos 2º ao 5º anos, do ensino fundamental I, as modalidades serão disputadas entre 7 e 14 de novembro. As partidas de damas já têm data marcada e serão realizadas em 19 de novembro, enquanto que as de xadrez acontecerão em 20 de novembro, encerrando a realização dos Jogos.

Premiação

Seguindo o modelo de 2011, a premiação das equipes das EMs nos Jogos Escolares será feita com a entrega de medalhas à campeã e à vice-campeã dentro de cada modalidade e categoria de disputa, no último dia de competição da modalidade em andamento. Contudo, todos os alunos receberão medalhas de participação. Já nas modalidades estafetas e queimada não haverá classificação geral, com campeão e vice-campeão. Nestas, todos os estudantes também receberão uma medalha como forma de valorizar sua participação nos Jogos.

Participam dos Jogos Escolares de Vinhedo, neste ano, estudantes das EMs Abel Maria Torres e Fazenda São Joaquim, CIC Eduardo Von Zuben, Dom Mathias, Dr. Abrahão Aun, Dr. Jair Mendes de Barros, Integração, Professor André Franco Montoro, Professor Cláudio Gomes, Professor Ricardo Junco Neto, Professora Antônia do Canto e Silva Cordeiro, Professora Magdalena Lébeis e Professora Maria de Lourdes Von Zuben.

Propaganda do Google Artigo Baixo