Abril registra deflação de 1,70% na internet, aponta e-Flation do PROVAR/FIA

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O e-Flation do mês de
abril aponta índice negativo de 1,70%. Com o objetivo de monitorar a
precificação de produtos adquiridos on line, o e-Flation foi
desenvolvido pelo PROVAR – Programa de Administração do Varejo, da FIA –
Fundação Instituto de Administração
, em parceria com a Felisoni &
Associados.

Na análise de abril, a composição da cesta de produtos foi alterada com base
nas vendas totais por categoria em 2007, apuradas pela e-bit, representando
71,2% dos itens vendidos na internet. Outra mudança se refere à categoria
“Produtos para Casa”, que foi substituída por “Eletroportáteis”. Foi criada
ainda uma nova categoria, a “Cine e fotos”, e todas as demais sofreram revisão
e ampliação dos produtos que compõem suas cestas, com base nas listas de
mercadorias mais vendidas nos sites preferidos pelos internautas.

No período, apenas a categoria “Eletroportáteis” apresentou inflação,
com o índice de 0,53%. Para compor a deflação de 1,70%, índice registrado com
base nos produtos restantes, foi verificada deflação em: “CDs e DVDs” com
índice de 3,78%, seguida por 2,52% da categoria “Informática”; 2,22% para
“Telefonia e Celulares”; a cesta “Livros” marcou 1,70%, acompanhada pelos ítens
“Linha Branca” (1,63%) e “Cine e foto”, com 1,53%. Na seqüência, estão as categorias
“Perfumes e Cosmétivos” com 1,29%; 1,17% computado por
“Eletroeletrônicos”, e 0,09% na categoria “Brinquedos”.

Segundo o coordenador geral do PROVAR, Cláudio Felisoni de Angelo,
“as variações de preços apuradas no e-Flation refletem um ambiente mais
competitivo, onde o consumidor pode pesquisar, rapidamente, as ofertas
oferecidas por diferentes empresas”.

Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que,
sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, compõem o que
se chama de “campeões de vendas”. A verificação da inflação para
automóveis nas vendas on line é elaborada à parte e serve como fonte de
dados os sites das montadoras brasileiras. A cesta é composta pelos
modelos mais populares de cada uma destas empresas, uma vez que estes modelos
são considerados os mais vendidos. A análise é realizada na primeira semana de
cada mês.

Gráfico
/ e-Flation Abril:

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