Adolescentes devem tomar vacina contra o HPV

propaganda do Google Artigo Top

Mais de 139 mil adolescentes e pré-adolescentes da região de Campinas precisam aderir à campanha contra o HPV (papilomavírus humano), segundo a Secretaria de Estado da Saúde. As doses estão permanentemente disponíveis nos postos para meninas com idade entre 9 a 14 anos e meninos na faixa de 11 a 14 anos.

A vacina é eficaz e protege contra vários tipos de cânceres em mulheres e homens. O esquema de imunização completo é composto por duas doses, sendo a segunda aplicada após seis meses a primeira.

Entre o total de adolescentes a serem vacinados, precisam receber a primeira dose 59,5 mil garotas e 80,2 mil garotos. A população-alvo total é de aproximadamente 185 mil de meninas e 132 mil de meninos.

Para a segunda dose, os públicos somam 170,2 mil garotas e 115,5 mil garotos. Ainda precisam ser vacinadas 83,3 mil meninas e 95,3 mil meninos.

Desde 2014, quando a vacina contra o HPV foi incorporada no Calendário Nacional de Vacinação, 125 mil de garotas receberam a primeira dose, o que representa 67,8% da população-alvo. A segunda dose já foi aplicada em cerca de 87 mil (51% de cobertura).

Os meninos passaram integrar o calendário nacional em 2017. Até o momento, 51,4 mil receberam a primeira dose (39%) e, destes, 20,2 mil (17,5%) já estão integralmente imunizados, devido à aplicação da segunda dose.

A imunização contra o HPV previne diversos tipos de câncer que afetam os sexos feminino e masculino. A vacina disponível na rede pública de saúde previne cerca de 80% cânceres do colo útero e 90% das verrugas genitais, além de outros tipos de câncer, como câncer anal, de pênis, de vagina e de orofaringe.

Propaganda do Google Artigo Baixo