Alimentos funcionais ajudam a combater o câncer de próstata

propaganda do Google Artigo Top

Além de muito saborosos e bastante nutritivos, os alimentos funcionais contribuem para o crescimento e desenvolvimento do corpo humano. Além disso, protegem contra deficiências nutricionais. Conceito que surgiu no Japão, os alimentos funcionais podem trazer efeitos positivos a todo o organismo, como o câncer de próstata.

Uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos divulgou que ingerir grandes quantidades de brócolis e couve-flor pode ajudar a prevenir os riscos de se desenvolver esse tipo de tumor. “Estes vegetais são ricos em glucosinolatos, que podem gerar no organismo a formação de defesas anticancerígenas”, explica a nutricionista do Oba Hortifruti, Daísa Pinhal.

Confira alguns exemplos de alimentos funcionais e suas qualidades:

O brócolis é um destes alimentos funcionais. Rico em diversas substâncias que atuam como antioxidantes, é responsável pelo combate aos radicais livres, causadores do envelhecimento precoce das células, inclusive da pele. Além disso, possui muitas fibras, boa fonte de cálcio e muitas vitaminas. A equipe de nutrição do Oba Hortifruti orienta que o brócolis deve ser consumido preferencialmente cozido no vapor para evitar a perda de nutrientes. Pode ser utilizado em tortas, saladas, risotos e muitos outros pratos.

A abóbora, outro exemplo de alimento funcional, é rica em caroteno, pigmento que lhe dá a cor alaranjada e é responsável pela vitamina A. Por conter boas quantidades de nutrientes antioxidantes, o consumo pode estar associado a uma redução no risco de certos tipos de câncer, doenças cardiovasculares, derrames e problemas oculares, como a catarata. Pode ser consumida refogada, cozida, em sopas, purês, pães ou doces.

Já a cenoura, possui ação antioxidante que auxilia em diversas funções do organismo, ajudando a proteger a visão, principalmente a visão noturna e a reduzir riscos de doenças oculares relacionadas à idade. Além disso, contribui para intensificar o bronzeado. Excelente fonte de vitamina A, betacaroteno, luteína e zeaxantina, além de cálcio e potássio.

Estes alimentos devem ser consumidos diariamente, de 4 a 5 porções. Cada porção do alimento cozido corresponde a meia xícara de chá. Outros alimentos considerados funcionais são morango, maça, mamão, cebola, chia e linhaça. A equipe de nutrição do Oba Hortifruti friza a importância de consumir estes e muitos outros alimentos naturais, priorizando sempre a busca pela qualidade de vida e alimentação saudável, sem se esquecer do sabor e praticidade.

Veja abaixo receita de sopa com alimentos funcionais.

 

Sopa cremosa funcional

Ingredientes

– 1 abóbora de pescoço média, descascada, sem as sementes e picada

– 2 inhames descascados e picados

– 1 buquê de brócolis pequena

– 1/2 cebola branca média picadinha

– 1 dente de alho picado

– óleo

– sal

– salsinha picada

– tempero a gosto

– azeite extra virgem

Preparo

Refogue a cebola e o alho no óleo, até dourar, acrescente a abóbora e o inhame, cubra com água, salgue e tempere a gosto. Quando amolecer, processe no liquidificador até virar creme.

Volte à panela e se precisar acrescente mais água. Ao ferver, desligue o fogo e acrescente a salsinha picada. Cozinhe o brócolis em água à parte, sem sal para que ele não perca a cor verde vivo (senão ele amarela). Escorra, salgue e regue com azeite extra virgem.

Propaganda do Google Artigo Baixo