Após perder 29 doses, Prefeitura omite atualização no Vacinômetro

propaganda do Google Artigo Top

A Prefeitura de Vinhedo lançou nesta semana o Vacinômetro, uma divulgação com atualização de dados sobre a vacinação contra a covid-19 na cidade. De acordo com a própria Prefeitura, a novidade tem o objetivo de garantir maior transparência sobre a ação de imunização na cidade.

No entanto, após a polêmica gerada na primeira publicação, a Administração removeu o item “perdas” de doses do Vacinômetro. Na primeira publicação, foi indicado que o município perdeu 29 doses da vacina contra a covid-19. Na segunda publicação, o item foi suprimido e não houve atualização desse dado.

O Vacinômetro municipal é publicado nas redes sociais da Prefeitura de Vinhedo e no site voltado especificamente para as informações sobre a pandemia do coronavírus em Vinhedo.

De acordo com a Prefeitura, a perda de 29 doses representa 1% do total recebido. O governo do Estado prevê descarte de até 5%.

“As perdas ocorrem porque cada frasco tem 10 doses da vacina, que precisam ser utilizadas em até seis horas após aberto. Depois disso, devem ser descartadas. Nesta terça-feira, uma das unidades de vacinação de Vinhedo abriu um frasco para aplicar uma dose em um idoso às 15h e as nove doses restantes foram descartadas porque não houve mais nenhuma procura até as 16h”, disse a Prefeitura em matéria sobre o Vacinômetro.

De acordo com a última atualização, a cidade tem 2.506 pessoas vacinas com uma dose e 78 pessoas com duas doses.

Primeiro boletim com a informação de perdas de vacina
Segundo boletim sem o item perdas de vacina

Vacinação 85 anos ou mais

A Secretaria de Saúde vai promover a vacinação de idosos com 85 anos ou mais exclusivamente no sistema drive thru, dentro do Parque Municipal Jayme Ferragut, onde é realizada a Festa da Uva. A vacinação corre na segunda-feira, 15 e terça-feira, 16, das 10h às 15h.

Nos dois dias, não haverá vacinação em outros locais. Será necessário apresentar comprovante de residência, além do documento com foto e CPF.

 

 

 

 

 

Propaganda do Google Artigo Baixo