Avivi inicia comercialização de vinho da uva Shiraz

propaganda do Google Artigo Top

A Avivi – Associação dos Vitivinicultores de Vinhedo – iniciou na Festa da Uva, sábado, 21, a comercialização de um vinho considerado nobre, produzido com a uva Shiraz, o único em todo Estado. A Shiraz foi produzida nos parreirais vinhedenses. São Carlos e Louveira também têm a uva, porém, até o momento somente Vinhedo produziu o vinho.

O Lavoro tem edição limitada. Os “vinhos de Vinhedo” podem ser adquiridos na Festa da Uva no stand das famílias que fazem parte da Avivi. Adilson Amatto, presidente da Avivi, afirmou que a fase ainda é de testes, por isso não há o vinho em escala comercial. O projeto piloto foi realizado na propriedade do associado José Benvegnnú, conhecido como “Zé da Pinta” e servirá de “espelho” para ser implantado posteriormente em outras propriedades. Plantaram as uvas as famílias: Ferragut, Amatto, Campovilla e Benvegnnú.

A produção ainda é pequena, foram 2.000 Kg, mas já mostra bons resultados. A uva foi produzida nos parreirais locais no processo convencional. No primeiro ano foram plantados o “porta enxerto”, chamado na região de “cavalo” e no ano seguinte enxertados no campo a variedade que se quer. Demora-se para se ter a primeira safra, três anos, sendo que no processo de “raiz nua” onde a variedade já vem enxertada, ganha-se um ano, portanto, na época convencional de colheita, esta será a segunda safra.

Para a Avivi, segundo Adilson, a produção dos vinhos com a Shiraz “é uma quebra de paradigmas”. “Acreditava-se realmente que estas variedades européias nem pudessem crescer por aqui. Formamos as plantas e conseguimos realizar duas colheitas, muito ainda se tem para fazer. O que queremos realmente é adaptar uma variedade vinífera em Vinhedo. Estamos trabalhando com a Shiraz, foi a casta que, por enquanto, melhor se adaptou, mas só o futuro nos dirá se será esta ou não. Outras variedades estão sendo trabalhadas e dando bons resultados como a Merlot, por exemplo. Mas, realmente é gratificante, a semente foi plantada”, avaliou o presidente da Avivi.

Segundo Adilson, é notável a qualidade dos vinhos produzidos pela Shiraz tanto no sul da França quanto em outras regiões do mundo, notadamente na Austrália, onde se adaptou bem e ganhou este nome.


Normal
0
21

false
false
false

MicrosoftInternetExplorer4


/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin:0cm;
mso-para-margin-bottom:.0001pt;
mso-pagination:widow-orphan;
;
font-family:”Times New Roman”;
mso-ansi-language:#0400;
mso-fareast-language:#0400;
mso-bidi-language:#0400;}

Garrafa de vinho da Uva Syrah no estande de vendas da Festa da
Uva.

Propaganda do Google Artigo Baixo