O Núcleo do Voluntariado do Centro Infantil Boldrini realiza, nos dias 27 de junho e 4 de julho, o curso de capacitação para novos voluntários. O objetivo é selecionar pessoas para ingressar no serviço voluntário do hospital, referência no tratamento de crianças e adolescentes com câncer e doenças do sangue. O curso será no Auditório do hospital, das 9 às 15 horas e tem em média 80 pessoas a cada treinamento.
O curso pretende integrar o candidato a voluntário ao ambiente e às pessoas com as quais deverá trabalhar. Os interessados também receberão informações sobre a instituição, o serviço voluntário, o tipo de trabalho a ser executado, as responsabilidades e os limites.
Para ser voluntário no Boldrini é obrigatório ter mais de 15 anos e fazer este curso, que se divide em duas fases, num total de 12 horas. Na primeira fase são ministradas palestras da área clínica e da equipe multidisciplinar com profissionais do hospital. O candidato a voluntário terá informações sobre as doenças tratadas, especialidades clínicas e profissionais das diversas áreas da saúde, como enfermagem, psicologia, nutrição, pedagogia e serviço social entre outros.
Na segunda etapa, os interessados conhecerão especificamente cada área de trabalho do voluntariado, por meio de apresentação do coordenador responsável. Depois disso, o candidato escolherá a área mais adequada a seu perfil e interesse.
De acordo com Marta Balotin, presidente do Núcleo do Voluntariado do Boldrini, é de fundamental importância que o voluntário esteja preparado para oferecer um trabalho de qualidade e com respeito ao ser humano. “A área hospitalar possui regras bem definidas e necessárias para atendimento e devem ser conhecidas e respeitadas. Isso porque os pacientes, na maioria das vezes, se apresentam fragilizados pela doença”, informa Marta.
Além disso, a capacitação é um preparo aos voluntários para as atividades dentro do hospital. “A finalidade é promover a reflexão sobre a criança com câncer, as responsabilidades e os compromissos a serem assumidos e o enfrentamento de situações delicadas ocasionadas pelo trabalho em ambiente hospitalar. Normativas e orientações são passadas para que o trabalho não infrinja regras hospitalares, colocando em risco tanto as crianças quanto os voluntários”, conclui.
Atualmente, o voluntariado do Boldrini conta com 400 colaboradores distribuídos em 14 áreas de atuação, dando suporte e apoio às necessidades da criança e da família, para que permaneçam em tratamento com tranquilidade e qualidade de vida.
Os interessados em ser voluntário devem responder ao questionário disponível no site www.boldrini.org.br e levá-lo no primeiro dia de capacitação.
Serviço: Capacitação de voluntários
Data: 27/6 e 4/7
Horário: 9 às 15 horas
Local: Auditório Centro Infantil Boldrini
Rua. Dr. Gabriel Porto, 1.270 – Cidade Universitária – Campinas (SP)