A Câmara aprovou na última sessão realizada no dia 22, projeto que permitirá a transmissão das sessões via internet e também por meio de emissoras de rádio. A proposta é de autoria do presidente Geraldo Fróis, o Cidinho (PTB), 1º secretário Adriano Corazzari (PSB) e 2º secretário Márcio Melle (PSB).
Outra vantagem é a disponibilização no site da Câmara do vídeo para download da sessão anterior, possibilitando aos cidadãos acompanhar integralmente o trabalho dos vereadores. “Este projeto já tinha sido apresentado em outra legislatura pelo vereador Gilberto Lorenzon e agora estamos reapresentando para que ele possa sair do papel e atingir os objetivos propostos”, informou o presidente da Câmara, Cidinho.
Compras por meio de “pregão”
Os vereadores também instituíram nas compras da Câmara a modalidade de pregão para adquirir bens e serviços comuns, qualquer que seja o valor estimado da contratação, em que se disputa para ganhar o fornecimento.
Os lances do pregão são realizados em sessões públicas por meio de propostas de preços escritas e lances verbais. Estão fora da modalidade pregão as contratações de obras e serviços de engenharia, bem como às locações imobiliárias e alienações em geral, que serão regidas pela legislação geral das licitações.
A propositura ainda estabelece as funções do presidente da Câmara no processo licitatório e do pregoeiro para o bom funcionamento das sessões públicas, bem como a classificação dos bens considerados comuns, permanentes e serviços a serem fornecidos “Acreditamos que será um importante passo para agilizar os processos internos da Câmara, gerando ainda transparência em todas as ações e responsabilidade com o gasto público”, justificaram os vereadores.