Caminhão da SOS Mata Atlântica sensibilizará público sobre conservação ambiental

propaganda do Google Artigo Top

O lançamento do projeto “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante” é um dos principais destaques da quinta edição do Viva a Mata – mostra de iniciativas e projetos em prol da Mata Atlântica, que a Fundação SOS Mata Atlântica promove entre os dias 22 e 24 de maio, no Parque Ibirapuera, em São Paulo.


Trata-se de um caminhão, totalmente adaptado, com palco para manifestações artísticas de temática socioambiental, que estará no Ibirapuera e depois percorrerá cerca de 40 cidades das regiões Sul e Sudeste durante um ano, com o objetivo de promover em cada um destes locais atividades de conscientização, mobilização e educação sobre a importância da Mata Atlântica. A iniciativa tem o patrocínio de Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões e Ônibus.


O veículo ficará exposto durante os três dias de evento e depois dará início ao seu roteiro, estreando seu percurso em 27 de maio (Dia Nacional da Mata Atlântica), na cidade de Itu, onde ficará no Shopping Plaza Itu. Os resultados do primeiro ciclo do projeto serão apresentados no Viva a Mata 2010. “Vamos sair dos grandes centros e mostrar como todo mundo pode colaborar facilmente numa grande maratona para sensibilizar crianças e adultos”, avisa Mario Mantovani, diretor de Mobilização da SOS Mata Atlântica.


O projeto conta com educadores ambientais para a realização de atividades lúdicas, mobilizações, concursos, exposições e manifestações culturais. Com vistas a levar mais informações sobre a importância do Bioma e a influência dele na vida de cada um, a ação estimula a criação de novos agentes multiplicadores em defesa da causa ambiental.


Em cada cidade acontecerá o cadastramento de pessoas interessadas em se tornar voluntários eventuais; palestras sobre a Mata Atlântica na região; plantios e oficinas com mudas de espécies de árvores nativas; monitoramento da qualidade da água dos rios; levantamento da situação regional dos remanescentes florestais e as principais causas e ameaças; visitas monitoradas para escolas; túnel dos sentidos (onde as pessoas entram de olhos vendados e podem resgatar sua relação com os cheiros, sons e texturas da floresta); rodas de conversa sobre temas como educação ambiental ou restauração florestal; exibição de vídeos socioambientais; brincadeiras educativas como o jogo da memória com espécies da fauna e da flora Mata Atlântica, o ciclo da água e um grande tabuleiro com o jogo da cidadania.


“A exposição pretende mais do que mostrar as diversas iniciativas espalhadas pelo País em prol da conservação deste bioma, envolvendo parceiros locais, mas principalmente provar que todos, em qualquer lugar, podem ajudar neste processo, reconhecendo que a Mata Atlântica é aqui, onde nós vivemos e o quanto dependemos dela para sobreviver”, explica Mantovani. “Vamos adaptar as atividades para a realidade de cada região, buscando envolver o maior número de pessoas”, comenta Nadia Aun, coordenadora do projeto que contará com a participação de Lemuel Santos (Rex) e Rosana Cornelsen Duarte, monitores que acompanharão o caminhão.


“Na prática, esse novo projeto contribui para conscientizar a população e fortalecer ainda mais uma parceria histórica entre o Bradesco Cartões e a Fundação SOS Mata Atlântica, iniciada há mais de 20 anos”, assinala Marcelo Noronha, diretor da Bradesco Cartões. “Trata-se de mais uma iniciativa especial, que consolida nosso papel de parceiro de primeira linha da Fundação, responsável pelo repasse sistemático de recursos que viabilizam vários projetos bem como o plantio de milhões de árvores e a proteção de um dos mais ricos ecossistemas do planeta”.


“Queremos fazer parte desse movimento de conscientização e convocação da sociedade para a conservação do bioma Mata Atlântica”, declara José Vicente Marino, vice-presidente de negócios da Natura. Ele conta que a sustentabilidade está presente no modelo de negócio adotado pela empresa. “Com base nesse princípio, firmamos a parceria com a SOS Mata Atlântica, que se diferencia na iniciativa de disseminar informações para a preservação da região de maneira ampla, compartilhando responsabilidades de forma positiva” destaca.


“A Volkswagen Caminhões e Ônibus não poderia deixar de dar seu apoio a este projeto de conscientização do cidadão para a importância da preservação da Mata Atlântica. Esta é mais uma parceria com a SOS Mata Atlântica que temos certeza deixará sua marca na consciência dos brasileiros”, afirma Marco Saltini, diretor de Assuntos Governamentais e Institucionais da empresa. “A Volkswagen Caminhões e Ônibus investe na preservação como forma de colaborar com um ambiente sustentável.”


“A participação destas empresas e dos parceiros que encontraremos nestas localidades é fundamental para que um projeto desta envergadura possa atingir os resultados esperados”, acrescenta Mario Mantovani. Todo o material produzido pelos concursos de desenho e redação, manifestações culturais selecionadas e apresentadas no palco do caminhão farão parte de uma exposição virtual no Blog da SOS Mata Atlântica.


O projeto “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante” começa por Itu, com estréia no Dia Nacional da Mata Atlântica (27/05) e vai até 31/05. Depois segue para Campinas, do dia 03 a 07/06, Piracicaba, entre os dias 10/06 a 14/06, e Bauru, do dia 17/06 a 21/06. Segue, então, para Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Vitória, Minas Gerais e outras cidades no interior do Estado de São Paulo.


Agenda


Itu – 27 a 31 de maio, a partir das 14h, no Shopping Plaza Itu


Campinas – 3 a 6 de junho, no Shopping Parque Dom Pedro e dia 7 de junho no Parque Taquaral


Piracicaba – 10 a 14 de junho, em local a confirmar


Bauru – 17 a 21 de junho, em local a confirmar


Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral.


Para dúvidas ou agendamento de visitas, entre em contato pelo email [email protected]

Propaganda do Google Artigo Baixo