Campinas recebe exposição sobre propagandas de cigarro

propaganda do Google Artigo Top

A partir do dia 7, terça-feira, Campinas recebe exposição ‘Propagandas de Cigarro – Como a Indústria do Fumo Enganou as Pessoas’, que segue até o dia 6 de setembro, uma quinta-feira. Estarão expostas peças de campanhas publicitárias, exibidas nos Estados Unidos entre as décadas de 20 e 50. A mostra é gratuita e será exibida de segunda à sexta-feira, das 8h às 22h, na Universidade Mackenzie, pela agência de publicidade nova/sb, responsável por duas campanhas internacionais do Dia Mundial Sem Tabaco da OMS.

A cada ano a indústria do tabaco aprimora as táticas de convencimento para conseguir novos fumantes, uma vez que a propaganda é proibida em diversos países, como o Brasil, e muitas cidades como São Paulo, Londres, Nova Iorque e Paris aumentaram a restrição ao fumo. Mas a realidade atual é um paradoxo se comparada às estratégias utilizadas pela indústria do tabaco em suas peças publicitárias veiculadas entre as décadas de 20 e 50. Eram usadas celebridades, médicos, crianças e até Papai Noel em suas campanhas. Para refletir sobre as táticas dessa indústria, a agência de publicidade nova/sb trouxe com exclusividade a mostra para o Brasil.

A exposição, concebida pelos médicos Robert K. Jackler e Robert N. Proctor, professores da Universidade de Stanford (EUA), foi exibida em vários estados americanos e faz parte do imenso acervo do Smithsonian Institution – complexo de museus americanos. A exposição mostra 90 peças que parecem ser uma brincadeira de tão absurdas. “Garganta Sensível? Fume Kool”, “Médicos fumam Camel mais do que qualquer outro cigarro” e “20.679 médicos dizem que Lucky Strike não irrita a garganta” são alguns dos exemplos estampados nas peças publicitárias da época.

Há também peças com artistas fazendo propaganda para marcas de cigarro, como Frank Sinatra, John Wayne, Ronald Regan, Lucille Ball e Marlene Dietrich. Entre as mais excêntricas, Papai Noel distribui pacotes de cigarro e um bebê dá um conselho para a mãe reforçando a marca de cigarros. “O público fica surpreso e chega a rir com o uso absurdo de imagens de bebês, Papai Noel e médicos. Entretanto, as pessoas acabam indignadas com as mentiras desses anúncios, que afirmavam que cigarro é bom para a garganta e para asma, por exemplo”, comenta o sócio-diretor da nova/sb, Bob Vieira da Costa.

Serviço:

Exposição: “Propagandas de Cigarro – Como a Indústria do Fumo Enganou as Pessoas”
Local: Universidade Presbiteriana Mackenzie – Campus Campinas – portão principal. Av. Brasil, 1220 – Jd. Guanabara

Período: 7 de agosto a 6 de setembro

Horário de funcionamento: 8h às 22h, de segunda à sexta-feira

Entrada franca

Realização: nova/sb

Site oficial da exposição: http://tobacco.stanford.edu

Propaganda do Google Artigo Baixo