Campinas terá uma das avenidas mais arborizadas do país

propaganda do Google Artigo Top

O prolongamento da Avenida Mackenzie, que deve ser inaugurado em Campinas no sábado, 6, será uma das avenidas mais arborizadas do Brasil. Os jardins da avenida, assinados pelo paisagista Marcelo Novaes, acompanham os 6,5 quilômetros de extensão da via, onde foram plantadas 9,5 mil mudas de árvores, palmeiras e arbustos. Ipês amarelos, brancos e roxos fazem parte do projeto e em seus períodos de floradas, de junho a outubro, serão atração à parte. “Em alguns trechos as árvores floridas terão suas copas entrelaçadas, formando um grande corredor sombreado”, descreve Marcelo Novaes. Vale lembrar que a avenida está inserida em uma Área de Preservação Ambiental (APA).

O grande boulevard apresenta quatro faixas ajardinadas em toda sua extensão: uma em cada lateral da pista e duas no canteiro central, protegendo a ciclovia – com iluminação e sinalização apropriadas. “A ideia é tirar o pedestre, motorista e ciclista do caos urbano, e transportá-los para um lugar especial, um grande jardim diferenciado”, conta o paisagista. “Quem passa por ali sente uma mudança impactante na paisagem”, conclui.

Trajeto

A nova avenida ligará a Rodovia D. Pedro I, nas proximidades do Shopping Iguatemi, ao distrito de Sousas. O trajeto criará uma alternativa de trânsito ao distrito, além da Avenida Heitor Penteado, que é usada atualmente. A via passará por áreas doadas pela Brasilinvest, Sol Invest, Toscana, Trombeta e Rossi. A Federação das Entidades Assistenciais de Campinas (Feac) teve parte da área desapropriada e paga pelos investidores.

Projeto

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Campinas está entre as cinco cidades – acima de um milhão de habitantes – mais arborizadas do Brasil. Para Marcelo Novaes, a Avenida Mackenzie está no topo da lista em Campinas, tanto em número de espécies como na extensão de plantio. Os ipês, na opinião de Marcelo Novaes, têm tudo a ver com a região: “É uma das árvores mais incríveis do mundo”, diz. “Quem não se encanta com a quantidade exuberante de flores existentes em uma só planta?”, questiona. A paisagem da avenida será uma grande tela a céu aberto onde, a cada época, um colorido diferente surgirá.

“É uma grande honra desenvolver um projeto tão importante para a cidade”, orgulha-se. O prolongamento da avenida foi feito pelas empresas Rossi, Grupo Garnero e THCM, que investiram um montante de R$ 62 milhões nas obras.

A iniciativa contou, desde o início, com a preocupação dos investidores em relação ao paisagismo. “A equipe queria fazer algo diferenciado para fortalecer a marca EntreVerdes na cidade. Considero a avenida como um verdadeiro presente para a população ”, diz Novaes.

O projeto foi dividido em três etapas principais: terraplanagem, implantação do sistema de drenagem e asfaltamento. A implantação do jardim contou com a coordenação do engenheiro florestal Murilo Soares, que acompanhou rigorosamente a execução do trabalho.

Confira as espécies nativas usadas no projeto:

Pau-ferro (Caesalpinia férrea var. férrea)

Pau-Mulato (Calycophyllum spruceanum)

Eritrina Falcata (Erythrina falcata)

Mirindiba (Lafoensia glyptocarpa)

Schinus molle (Schinus molle)

Ipê Amarelo (Tabebuia chrysotricha)

Ipê Roxo (Tabebuia heptaphylla)

Ipê Branco (Tabebuia rósea-alba)

Pitangueira (Eugenia uniflora)

Propaganda do Google Artigo Baixo