Carboidratos ajudam na prática de esportes

propaganda do Google Artigo Top

Quem pratica atividades físicas precisa ter uma alimentação equilibrada para manter a saúde e atingir os resultados desejados. Fazer exercícios requer muita energia e a inclusão de uma boa fonte de carboidrato na alimentação diária é indispensável.

De acordo com a nutricionista da Equilibrium, Tereza Cibella, consultora da Basilar, o carboidrato presente nas massas é o combustível número um para o fornecimento de energia durante a prática de atividade física. Mas, segundo Tereza, há uma diferença nas necessidades energéticas de cada atleta dependendo do tipo de esporte praticado.

“Para esportes de longa duração, como maratonas, é importante um alto consumo de massas. Isso porque os carboidratos presentes no alimento são transformados em glicogênio e estocados dentro do corpo. É este estoque que fornece a energia necessária para aguentar a longa duração da atividade”, explica Tereza. Para esses atletas, a quantidade de carboidratos consumidos antes do treino deve ser maior em relação ao total de proteínas e legumes presentes na refeição.

Já aqueles que praticam esportes com alta exigência de força muscular, como nadadores dos 50m livres ou levantadores de peso, possuem uma necessidade energética menor e não dependem tanto dos depósitos de glicogênio provenientes dos carboidratos. “Os atletas que dependem da força devem consumir massas em igual quantidade às fontes de proteínas e verduras. Já os de explosão muscular devem priorizar as proteínas, incluindo apenas uma porção menor de carboidratos na refeição”, ressalta Tereza.

Ainda segundo ela, as necessidades do corpo antes e depois do exercício também são distintas. “No momento que antecede a prática da atividade física, as massas devem ser acompanhadas preferencialmente por uma salada ou legumes cozidos”, explica. “Além disso, a refeição deve ser feita aproximadamente uma hora antes do treino para dar tempo de ser digerida adequadamente.”

Após o treino, é importante consumir uma porção de macarrão combinada com alguma proteína magra. Isso porque a proteína está diretamente relacionada com a formação e reposição muscular, importante para os atletas. "A combinação do carboidrato das massas com a fonte de proteína potencializa o efeito metabólico do exercício e estimula essa formação de músculos”, explica, acrescentando que, para garantir a reposição energética adequada, a refeição deve ser feita até 30 minutos após o treino.

Além de incluir as massas como fonte de carboidratos, Tereza lembra que a alimentação de todo atleta deve ter ainda proteínas, frutas e verduras para ser nutritiva e equilibrada. Outra dica importante é evitar o consumo de bebidas alcoólicas e gaseificadas, dando preferência aos sucos naturais e bastante água.

Para deixar a refeição pós-treino dos atletas mais saborosa e especial, a Basilar sugere a receita de Gravata ao molho de iogurte com truta. Além de combinar uma fonte de proteína com a massa, o prato é fácil de preparar e fica pronto em 30 minutos.

Ingredientes

– 1 embalagem de Gravata Semolada (500g)

– 6 filés de truta

– 4 colheres (sopa) de azeite de oliva

– 1 colher (café) de essência de amêndoas

– sal e pimenta-do-reino a gosto

Molho de Iogurte

– 2 colheres (sopa) de margarina light

– 2 colheres de (sopa) de farinha de trigo

– 1 litro de leite desnatado

– 1 iogurte natural desnatado

– suco de 1 limão

– sal, noz moscada e raspas de limão a gosto

Modo de preparo

Comece preparando os filés de truta.

Numa assadeira média, acomode os 6 filés de truta com o azeite de oliva, essência de amêndoas, sal e pimenta-do-reino.

Cubra com papel-alumínio e deixe assar em forno médio pré-aquecido (180ºC) por 20 minutos.

Retire o papel-alumínio e deixe assar por mais 5 minutos, retire do forno e reserve.

Prepare o molho de iogurte.

Numa panela média, aqueça a margarina light e doure a farinha de trigo. Junte 1 litro de leite desnatado aos poucos mexendo sempre para não empelotar.

Acrescente o iogurte, o suco de limão e mexa delicadamente.

Acerte o sal, tempere com a noz moscada, polvilhe as raspas de limão e reserve.

Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver.

Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.

Escorra a massa, coloque num refratário grande, acrescente o molho de iogurte e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes.

Acomode os filés de truta e sirva a seguir.

Rendimento: 6 porções

Tempo de preparo: 30 minutos

Propaganda do Google Artigo Baixo