Cerca de 50% dos diabéticos ainda não foram diagnosticados

propaganda do Google Artigo Top

Nesta quarta-feira, 14, dia mundial do Diabetes, a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica – Abeso, estima que cerca de 50% dos portadores desta doença ainda não foram diagnosticados. Por conta disso, deixam de ter tratamento adequado, que previne complicações crônicas micro e macrovasculares como infartos, derrames e trombose. O motivo, segundo a Associação, é o fato de a doença ser insidiosa e pouco sintomática no início.

O aumento na incidência do diabetes mellitus tipo 2 está relacionado diretamente ao aumento do peso corpóreo e ao estilo de vida atual. Cerca de 80% desses pacientes estão acima do peso.

Se levarmos em conta os dados do IBGE de 2011 que mostraram uma elevação do índice de obesidade de 11,4% (em 2006) para 15,8% e do sobrepeso de 47,2% em homens e 38,5% em mulheres (também em 2006), para as proporções de 52,6% e 44,7%, no ano passado, respectivamente, compreenderemos a razão do aumento gradativo do diabetes tipo 2 no nosso meio.

Uma mulher obesa tem 93 vezes mais chance de desenvolver o diabetes tipo 2 do que uma com peso normal, no sexo masculino a chance de um homem obeso se tornar diabético é de 42 vezes mais.

O controle do excesso de peso, a reeducação alimentar e o aumento das atividades físicas são fundamentais no controle epidemiológico dessa doença. Mais informações no site http://www.abeso.org.br/.

Propaganda do Google Artigo Baixo