Chuvas afetam o abastecimento de água em Vinhedo

Chuva instesa em Vinhedo prejudica o abastecimento de água
propaganda do Google Artigo Top

A Sanebavi, autarquia que gerencia o sistema de água e esgoto de Vinhedo, informou que o abastecimento está prejudicado em decorrência de estragos ocasionados pelas chuvas intensas dos últimos dias.

O sistema ETA 1, que atende mais de 65% dos bairros, enfrenta problemas com o funcionamento das bombas de recalque que ficaram submersas pelas águas da chuva que invadiram a casa de máquinas da Represa I e do Pinheirinho. Com isso, a produção da ETA1 ficou reduzida baixando o nível dos reservatórios. A expectativa é que o funcionamento dos equipamentos seja retomado na amanhã desta sexta-feira, 30.

Já o sistema ETA 2, responsável pelo abastecimento da região da Capela, ficou sem energia no final da tarde da quarta-feira, 28, por conta da queda de dois postes na Rodovia Miguel Melhado Campos. A falta de energia impossibilitou a operação da bomba de captação da lagoa Santa Cândida prejudicando a produção da estação e, consequentemente, afetando o nível dos reservatórios.

Também em consequência das fortes chuvas, o Rio Capivari excedeu a cota em cerca de 1,5 metros acima do nível máximo do manancial invadindo a lagoa de captação, o que comprometeu o funcionamento de diversos equipamentos.

De acordo com a autarquia, as providencias já foram tomadas para o restabelecimento das operações.

Ainda segundo o órgão, é importante ressaltar que os sistemas podem levar até 72 horas para a recuperação após o término das manutenções. Os moradores devem fazer uso responsável da água para que os níveis dos reservatórios sejam restabelecidos o mais brevemente possível.

Propaganda do Google Artigo Baixo