Com pouco oxigênio, Valinhos usa cilindros de clínicas veterinárias

propaganda do Google Artigo Top

Valinhos está com alta demanda por cilindros de oxigênio por causa da pandemia do novo coronavírus. A Prefeitura já tinha alertado para o fato na semana passada. Agora, durante o fim de semana, a Secretaria de Saúde da cidade teve que buscar ajuda até em clínicas veterinárias.

A informação veio à tona após um áudio da secretária de saúde, Carina Missaglia, ter vazado com ela falando sobre a situação. A conversa foi gravada durante uma reunião com vereadores. Nesta segunda-feira, 8, Valinhos tinha pelo menos 11 pessoas à espera de leitos na UPA.

De acordo com a Prefeitura, o consumo médio de cilindros de oxigênio saiu de 20 por semana para 32 por dia. “Conversei com amigos veterinários que emprestaram cilindros oxigênios de clínica veterinária, que amanhã teria cirurgia. Nós estamos lá com cinco cilindros de oxigênio de clínica veterinária. Neste momento, a gente precisa de cilindros pra por oxigênio” disse Carina no áudio.

A Prefeitura de Valinhos garante que trabalha em um processo de compra para que o sistema de oxigênio na UPA seja modificado de cilindros móveis para fixos, como funciona em hospitais, o que deve aliviar a demanda.

Propaganda do Google Artigo Baixo