propaganda do Google Artigo Top

O primeiro Centro de Inteligência Metropolitana (CIM) do país foi inaugurado, nesta segunda-feira , 12, em Campinas (SP). O CIM tem como principal função articular os núcleos de Inteligência das guardas municipais das 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas, promovendo a cooperação entre os municípios, o compartilhamento e a análise de dados, além da definição de estratégias e a realização de operações conjuntas de enfrentamento à criminalidade. A ideia do CIM é agregar informações de todas as esferas, seja municipal, estadual e federal, inclusive a Abin (Agência Brasileira de Inteligência). A proposta é produzir conhecimento para que os gestores municipais tenham ferramentas para a tomada de decisões e para a formatação de políticas públicas, em especial da segurança pública.

A união das inteligências contará com o sistema de monitoramento veicular, que já é utilizado por todas as corporações para compartilhamento das informações e também de integração de câmeras CFTV.

Com funcionamento em um espaço anexo ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Rua Afonso Pena, nº 1.380, em Campinas, o CIM possibilitará a troca de informações em tempo real entre as guardas municipais da RMC. A iniciativa também integra tecnologias já utilizadas pelas corporações, como o sistema de monitoramento veicular e as câmeras de CFTV. Na prática, se um carro for furtado em Campinas e cruzar Vinhedo, o veículo poderá ser rapidamente identificado e abordado pelas forças de segurança da cidade.

A coordenação do CIM ficará com a cidade de Vinhedo (SP); a vice-coordenação com Paulínia (SP). Campinas integra a direção com a 1ª secretaria; Santo Antônio de Posse (SP) ocupa a 2ª secretaria e, Itatiba (SP), a 3ª.

Propaganda do Google Artigo Baixo