Começa o trabalho de sondagem nas represas para o desassoreamento

propaganda do Google Artigo Top

Os trabalhos de sondagem na Represa 1, com perfuração do solo para análise, foi iniciado nesta terça-feira, 16, pela empresa de geotecnia contratada pela Sanebavi.

Essa é a segunda fase do processo de avaliações necessárias para a realização do desassoreamento e ampliação da represa com segurança, o que vai aumentar a reservação de água bruta no município. A sondagem será feita também nas represas do São Joaquim e Bom Jardim.  A previsão é de que os laudos estejam concluídos nos próximos 30 dias.

A sondagem vai permitir à Sanebavi, entre outras ações, definir projetos para a ampliação das represas com o aprofundamento parcial da base, os chamados “volumes mortos”, que serão importantes em períodos prolongados ou muito severos de estiagem.
Hoje, as represas que abastecem a cidade apresentam um expressivo volume de areia, lodo e detritos depositados no fundo, o que compromete a quantidade e qualidade de água bruta armazenada para tratamento e distribuição aos moradores, principalmente em períodos de estiagem, quando é necessário utilizar as reservas devido às baixas vazões dos mananciais de captação.

O desassoreamento das represas vai refletir muito positivamente no cenário hídrico da cidade. “Estamos trabalhando em diversos projetos para a melhoria das condições hídricas da cidade. O desassoreamento das represas é mais um importante passo para a ampliação da oferta de água à população. É uma obra necessária e fundamental”, afirma o superintendente da Sanebavi, Jaderson Spina.

Propaganda do Google Artigo Baixo