Confira dicas de consumo de frutas no outono

propaganda do Google Artigo Top

O início do outono traz mais cores, beleza e aromas às mesas brasileiras. Isso porque a estação é a época de colheita das frutas, o que proporciona queda nos preços e aumenta a qualidade dos produtos. São ricas em vitaminas, sais minerais, antioxidantes, fibras e água. A quantidade sugerida diária de consumo é de três a cinco porções, de preferência variadas e in natura.

“As frutas são importantes para o bom funcionamento do organismo. Recomenda-se, sempre que possível, consumi-las com cascas, que têm altos teores de fibras e vitaminas. As cascas de algumas frutas, como o do abacaxi, por exemplo, após serem devidamente higienizados, podem ser utilizados no preparo de doces e sucos", afirma Flávia Morais, nutricionista da rede Mundo Verde.

De acordo com a nutricionista, ao transformar as frutas em suco, é recomendado evitar coar o líquido, para que as fibras não sejam desperdiçadas.

Uma boa dica é substituir doces, que geralmente são excessivamente açucarados, por frutas, que também são adocicadas. As avermelhadas, por exemplo, costumam chamar atenção devido aos sabores agradáveis e cores vibrantes. Essas versões são ricas em antioxidantes como antocianinas e flavonóides, além de concentrar alto teor das vitaminas C e E. “Essas são as substâncias responsáveis por neutralizar a ação dos radicais livres, moléculas responsáveis por causar danos ao organismo, combatendo o envelhecimento precoce e reduzindo os riscos de diabetes, do desenvolvimento do câncer e de doenças cardíacas, além de atuar na melhoria das funções cerebrais, da imunidade e da visão”, completa Flávia.

Infusões com frutas também são excelentes sugestões para manter a saúde em dia no outono. Maçã, maracujá, abacaxi, laranja, entre outras opções, são excelentes ingredientes para compor receitas de chás aromáticos.

Veja abaixo a lista feita pela Mundo Verde com detalhes sobre os benefícios desses alimentos:

• Abacate: auxilia na redução e controle do colesterol e fornece energia. Devido ao seu teor calórico deve ser consumido com moderação e sem açúcar;

• Açaí: melhora a circulação sanguínea, auxilia na redução e controle do colesterol. Contém antocianina, que neutraliza a ação dos radicais livres no organismo, prevenindo o envelhecimento precoce e certos tipos de câncer.

• Abacaxi: rico em água e fibras. Contém uma enzima chamada bromelina que ajuda na digestão. Possui leve ação diurética.

• Maçã: Com propriedade adstringente, é excelente para garganta e cordas vocais. Sua casca possui pectina, um tipo de fibra que auxilia na redução do colesterol Ajuda a evitar a constipação intestinal, retarda o envelhecimento das células, regula o sistema nervoso e protege a saúde da pele.

• Mamão: fonte da enzima papaína, melhora o processo digestivo. Rico em fibras, auxilia na prevenção e tratamento de constipação intestinal. Melão: contém grande quantidade de água, apresentando ação diurética, facilitando a eliminação de toxinas do nosso organismo.

• Morango: rico em substâncias antioxidantes, previne contra o envelhecimento precoce da pele e doenças como o câncer.

• Uvas vermelhas: fonte de antocianina, antioxidante que retarda o envelhecimento precoce da pele. Contém, ainda, resveratrol, um potente antioxidante relacionado à prevenção de câncer.

• Banana: fonte de potássio, pode contribuir para o controle da pressão arterial. Contém nutrientes como a vitamina B6 e triptofano, que estão relacionados à produção de serotonina, neurotransmissor relacionado ao bem estar.

• Goiaba: fonte de licopeno, substância antioxidante que além de retardar o envelhecimento ajuda na prevenção contra o câncer de próstata.

• Laranja: fonte de vitamina C, nutriente relacionado ao fortalecimento do sistema imunológico.

• Coco – Além de fornecer energia, é rico sais mineiras e fibras, que estimulam a saúde intestinal.

• Melancia – Por ser muito rica em água, é extremamente hidratante e tem propriedades diuréticas.

Propaganda do Google Artigo Baixo