Confirmado em Vinhedo mais dois casos da gripe suína

propaganda do Google Artigo Top

A vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde de Vinhedo confirmou na manhã desta quarta-feira, dia 24, mais dois casos de influenza A no município. Tratam-se de pai (com idade entre 40 e 50 anos) e filho (5 a 10 anos). Eles permanecem em casa, por meio de uma nova conduta adotada pelo Ministério da Saúde, em que o hospital referência para atendimento (Hospital das Clínicas da Unicamp) decide se os pacientes precisam ter isolamento hospitalar ou domiciliar.


Os dois permanecem em casa, porém utilizando medicação necessária corretamente. O pai viajou para o México, com retorno em 10 de junho. No dia 19 começou a apresentar os primeiros sintomas da gripe.


A identidade e informações pessoais dos pacientes não serão divulgadas, conforme recomenda o Ministério da Saúde e a OMS, que reforça a importância de manter em sigilo a identidade dos casos confirmados, suspeitos e em monitoramento. Esta medida visa evitar estigma social aos pacientes e resguardar o direito da inviolabilidade de sua privacidade.


No momento, a vigilância epidemiológica de Vinhedo mantém em monitoramento cinco casos comunicantes, pessoas que tiveram contato com os dois novos casos confirmados, porém eles não apresentam sintomas da doença.


Outros nove comunicantes estão sendo monitorados pela vigilância epidemiológica de Vinhedo porque tiveram contato com casos confirmados em outros municípios. Com estes dois casos estão confirmados em Vinhedo ao todo quatro casos de gripe suína no município.

Propaganda do Google Artigo Baixo