No próximo dia 19, às 19h, o Villiera Vinhos, Massas & Empório, em Vinhedo, lança a Confraria do Batom no Circuito das Frutas. O Villiera Vinhos, Massas & Empório fica na Rodovia Edenor João Tasca, 350, loja 3. As vagas são limitadas e o valor individual para participar é de R$ 20,00 com pagamento antecipado. Informações pelos fones (19) 3836 2716 – (19) 3826 2667 – (19) 3876 1209.
A proposta é reunir mulheres das cidades que compõem o Circuito das Frutas: Atibaia, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Itatiba, Indaiatuba, Valinhos e Vinhedo. A Confraria é uma reunião de frades, do latim Frates, significando irmão. É uma irmandade. Entre as atividades principais estão degustações de vinhos, almoços e jantares temáticos, cafés filosóficos, exposições de arte e eno-gastronomia, workshops e seminários
Também é uma oportunidade de aprender e trocar informações num ambiente informal e amigável, manter-se informada e interagir com as novidades do mundo das artes e eno-gastronomia da região.
Os encontros são mensais e de forma itinerante. A adesão é totalmente gratuita. Sem anuidades ou taxas mensais. Quando ocorrem os encontros mensais, as confreiras pagam somente as suas despesas de adesão (degustação ou jantar harmonizado, por exemplo). Só é permitida a adesão de mulheres e acima de 18 anos.
O mundo dos vinhos já foi território exclusivo dos homens: eles produziam, escolhiam, recomendavam e opinavam sobre a bebida. Mas as mulheres estão conquistando seu espaço. Uma pesquisa feita pela Diageo, um dos maiores fabricantes mundiais de bebidas, mostra que 65% dos consumidores de vinho no Brasil são mulheres. E é de apreciadoras que elas estão passando para postos-chaves no mercado vinícola: produtoras, enólogas, jornalistas especializadas e sommeliers.
Segundo dados da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), nos últimos cinco anos houve um aumento de 250% na procura feminina pelo curso de formação dessa atividade, que dura quatro anos. O perfil das alunas mudou: elas iam acompanhando os maridos, e agora vão sozinhas, por interesse próprio.