Coronavírus em Vinhedo: confira as atividades suspensas até o momento

Diversos estabelecimentos e instituições anunciaram novas medida.

propaganda do Google Artigo Top

A Prefeitura de Vinhedo, alinhada ao Comitê Intersetorial com o objetivo de coordenar ações de prevenção e combate ao Coronavírus, definiu mudanças importantes nas rotinas dos serviços na cidade. Da mesma forma, diversos estabelecimentos e instituições anunciaram novas medida.

Escolas da Rede Municipal

As aulas da Rede Municipal de Ensino começaram a ser suspensas nesta segunda-feira, 16, de forma gradual. A partir do dia 23, todas as atividades nas escolas e creches, inclusive as conveniadas, serão paralisadas.

Esporte, Cultura e Assistência Social

A partir desta segunda-feira, 16, serão suspensas as atividades coletivas no âmbito das secretarias municipais de Esportes e Lazer, de Cultura e Turismo e ainda da Assistência Social.

Nas Escolinhas de Esportes, os professores estarão nos locais de trabalho para orientação do público. Também serão paralisadas todas as competições municipais em andamento, que são a Copa Vinhedo de Futsal e a Copa Vinhedo de Futsal de Base.

A Secretaria de Cultura e Turismo suspendeu todas as aulas das Oficinas Culturais. Eventos públicos também estão cancelados até a segunda ordem.

Com foco na proteção dos idosos, a Secretaria de Assistência Social suspende integralmente as atividades do Grupo Bem Viver da Terceira Idade. Já o atendimento do Projeto Quero Vida será gradual. Os familiares estão sendo comunicados neste final de semana.

Saúde

Estão suspensas todos as atividades coletivas (atendimentos em grupos) da Secretaria Municipal de Saúde. Serão adiadas as cirurgias de catarata, e demais cirurgias de paciente comidade igual ou superior a 60 (sessenta) anos a partir do dia 23 de março de 2020, por tempo indeterminado.

Também estão adiadas as coletas de exames laboratoriais eletivas a partir de 18 de março
de 2020, pelo período de 30 (trinta) dias, exceto exames de urgência e emergência  companhada de devida justificativa médica;

As consultas agendadas a partir de 18 de março de 2020 serão suspensas pelo período de 30 (trinta) dias, exceto casos de pré-natal, crianças menores de 01 (um) ano, bem como
urgências odontológicas e oftalmológicas.

Os exames eletivos realizados fora do Município a partir de 23 de março de 2020 estarão suspensos por tempo indeterminado, exceto procedimentos de hemodiálise e exames oferecidos pela rede estadual de saúde.

A Santa Casa de Vinhedo realiza medida preventiva do horário e quantidade de visitas por paciente internado nas enfermarias. As enfermarias, maternidade e pediatria terão direito a três visitantes cada período e o horário de visitas passa a ser das 13h às 16h e 18h às 20h.

Essa medida é temporária e se faz necessária para o bem estar de nossos pacientes, acompanhantes e visitantes, que circulam diariamente pelo hospital.

Funcionalismo público 

Outras medidas determinam a suspensão da biometria de acesso aos prédios da Administração Municipal Direta e Indireta; suspensão da realização de eventos de grande aglomeração de pessoas, sejam públicos ou privados; e suspensão temporária pela Autarquia Municipal Sanebavi do corte de água nas residências e comércios municipais, com vistas a manter os padrões de higiene e saneamento básico aos munícipes.

Todos os servidores públicos municipais com idade igual ou superior a 60 anos, bem como as servidoras municipais gestantes, excetuando os que trabalham nas áreas de segurança pública, saúde e saneamento básico, deverão trabalhar remotamente em home-office; bem como concessão de férias regulamentares integrais ou proporcionais ao período aquisitivo a todos os servidores municipais com idade igual ou superior a 60 anos.

Também estão a suspensão de todas as viagens nacionais e internacionais do prefeito, secretários municipais e servidores municipais a serviço do município, exceto viagens de urgência e emergência por razões de interesse público, devidamente justificadas e autorizadas pela autoridade superior.

Creas 

Estão suspensos o atendimento e atividades presenciais dos serviços do Centro de Referência de Assistência Social, bem como de proteção básica e especial do CRAS e
CREAS, além das entidades privadas subvencionadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, exceto casos de extrema urgência e emergencial, assim expressamente reconhecidas e autorizadas pelo Comitê Intersetorial.

Igrejas

Nesta segunda, a Paróquia São Francisco de Assis, do bairro Nova Vinhedo, anunciou que, seguindo orientações da Arquidiocese de Campinas, vai suspender as reuniões, para evitar aglomeração de pessoas.

A Paróquia Sant’Ana informou que as atividades de crisma e catequese também estão suspensas por tempo indeterminado.

 

MAAS

O Memorial de Arte Adélio Sarro (MAAS) ficará fechado para a visitação pública até o dia 17 de abril, seguindo orientação do Mistério da Saúde, para evitar a disseminação do Coronavírus.

 

Propaganda do Google Artigo Baixo