‘Córrego Limpo’: Valinhos desassoreia quatro afluentes

propaganda do Google Artigo Top

Continuam as atividades do programa ‘Córrego Limpo’, em Valinhos. A ação atinge o Córrego Invernada, esquina com a Rua Campos Salles. Iniciada em novembro passado, a operação tem na programação seis córregos que cortam o município e desembocam no Ribeirão Pinheiros. Desse total, quatro já foram desassoreados, contribuindo para a prevenção de enchentes e alagamentos nas épocas chuvosas.

De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, o trabalho no Córrego Invernada consiste na remoção de terra das aduelas que desembocam no curso de água. O rio já foi desassoreado no início do ano passado e esse trabalho é complementar, pois evita que essa terra desça para o curso d’água.

“A limpeza das margens e a remoção dos sedimentos do leito dos córregos contribuem para a melhoria do escoamento das águas”, afirma o secretário da pasta, Abraão Michelon, alertando para a importância do trabalho de prevenção no período que antecede a chuvas.

Córregos beneficiados

O ‘Programa Córrego Limpo’ já atingiu o Córrego Mathias, na Avenida dos Esportes, em um trecho de 772 metros de extensão divididos em três trechos: o 1° entre as ruas Rui Barbosa, Raimundo Bissoto e José Milani, o 2º na paralela da José Ezequiel da Silva e Vicente de Paula Baumam até a Avenida dos Esportes; e o 3° e maior trecho na extensão da Avenida dos Esportes até a rua 13 de maio.

A ação também foi realizada no Pinheirinho, trecho compreendido entre a Rua Augustino Ramos que segue pela Rua Rosa Belmiro Ramos, em uma extensão de 1300 metros, no Bairro São Pedro.

Outro córrego a passar pela operação foi o das Nações, na Rua Dr Carlos de Vasconcelos Motta, trecho compreendido entre a Av. Invernada até 120 metros na direção contrária à da avenida. O Córrego Alpinas, nas proximidades da Fonte Sônia, também foi limpo em 300 metros lineares. A ação também atingiu o Córrego Bom Jardim, na Rua Silvestre Chiari, trecho até a Rua Domingos Tordin, do bairro do Bom Retiro, numa extensão de 1.200 metros.

A Prefeitura atualmente aguarda autorização dos órgãos ambientais para a limpeza do córrego que margeia a Rua Vitório Gobato, trecho compreendido em toda a extensão da via púbica, com 1.300 metros, no Bairro Parque das Colinas.

Propaganda do Google Artigo Baixo