Covid-19: região chega a 1 milhão de vacinados com ao menos uma dose

propaganda do Google Artigo Top

A Região Metropolitana de Campinas atingiu ontem a marca de 1 milhão de habitantes vacinados com ao menos uma dose da vacina contra a covid-19. Ao mesmo tempo, 395.567 moradores da RMC já estão com o esquema vacinal completo, ou seja, já receberam a segunda dose do imunizante.

A cidade de Vinhedo ocupa a quarta colocação entre os 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) na aplicação das duas doses contra a covid-19. Já no ranking de vacinação de doses aplicadas a cidade ocupada apenas a 15° posição.

Embora venha recebendo as doses de forma fracionada, Vinhedo está seguindo o cronograma de vacinação do Governo do Estado. Até terça-feira, 21, a cidade tinha vacinado 33.836 vinhedenses, sendo 23.578 pessoas com a primeira dose (29% da população) e 10.258 pessoas com o esquema vacinal completo (12% da população vacinada com duas doses).

“Nós só podemos disponibilizar aquilo que recebemos do Estado. Muitas cidades paralisaram a vacinação por falta de doses, o que não é o nosso caso. O Governo do Estado anunciou a abertura de um novo grupo sem que houvesse doses suficientes para finalizar o grupo anterior. O município é obrigado a seguir o cronograma do Estado”, explicou o secretário de Saúde, Milton Ribolli. Ele afirmou que Vinhedo não atrasou o início de nenhum grupo do calendário do governo estadual.

O prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, também falou sobre o atraso nas vacinas. “O que adianta o governo do Estado anunciar a antecipação das fases se não consegue disponibilizar a quantidade certa para cada grupo? A culpa não é dos municípios nem dos prefeitos, a falta de vacinas é generalizada”, disse o prefeito. “Estamos em contato direto com o Governo do Estado para que nos enviem mais doses e a resposta é que devemos aguardar. Também temos interesse que todos estejam vacinados o quanto antes. Se pudéssemos comprar as vacinas, já teríamos feito”, afirmou.

Vinhedo abriu ontem o agendamento para o grupo de 43 a 49 anos, conforme determinação do Estado e rapidamente as vagas foram preenchidas. A cidade recebeu 1,3 mil doses para vacinar essa população e a estimativa é de que a cidade tenha pelo menos 15 mil moradores nessa faixa etária. As doses que chegaram vão atender apenas 8,5% do público. Os moradores deverão aguardar o recebimento de novo lote de vacinas.

Nesta semana, Vinhedo está vacinando moradores de 50 a 59 anos que agendaram suas doses. A cidade recebeu 2.470 doses para esse público e aguarda receber mais vacinas do governo estadual para reabrir o agendamento.

Propaganda do Google Artigo Baixo