Covid: Vinhedo aplica quarta dose em idosos de 60 anos ou mais

propaganda do Google Artigo Top

A Prefeitura de Vinhedo começou nesta terça-feira, 5, a vacinação com a quarta dose de idosos de 60 anos ou mais. A imunização será realizada sem necessidade de agendamento, por livre demanda, de segunda-feira a sexta-feira em quatro unidades de saúde do município. A vacinação acontece na Policlínica, localizada na Capela, das 7h30 às 16h, e, no período da tarde, das 12h15 às 16h, no Centro Médico, no Jd. São Matheus, na UBS da Vila João XXIII e na UBS Três irmãos.

Para receber a quarta dose da vacina é preciso respeitar o intervalo de quatro meses completos após a terceira dose no caso de Coronavac, Pfizer e Astrazeneca. Nos mesmos dias, horários e locais estão sendo aplicadas as vacinas para todos os moradores com 12 anos ou mais, primeira e segunda doses; terceira dose em moradores com 18 anos ou mais desde que tenham recebido a segunda dose há pelo menos quatro meses; quarta dose em moradores com 60 anos ou mais, desde que tenham tomado a terceira dose há pelos menos quatro meses; dose adicional para quem recebeu Janssen, desde que faça 61 dias da aplicação da dose única.

Para receber a primeira dose, é preciso levar RG, CPF, Cartão Cidadão e, caso não tenha, comprovante de endereço. Os menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal. Para receber a segunda, terceira ou quarta dose é imprescindível apresentar a carteira de vacinação. Quem perdeu a carteira, deve retirar uma segunda cópia na Secretaria de Saúde (Avenida João Páffaro, 1615, Pinheirinho), levando documento com foto e CPF, de segunda a sexta, das 9h às 15h.

A segunda dose da vacina AstraZeneca deve ser aplicada 56 dias após a administração da primeira dose. A segunda dose da Coronavac deve ser aplicada 28 dias após a administração da primeira dose. A segunda dose da Pfizer deve ser aplicada 21 dias após a administração da primeira dose nos maiores de 18 anos de idade e 56 dias após a primeira dose para a faixa etária de 12 a 17 anos de idade. A terceira e quarta doses devem ser aplicadas quatro meses depois da anterior.

Policlínica – Rua Juliana Von Zuben Dêgelo, 90, Capela – Das 7h30 às 16h
Centro Médico Dr. Manoel Matheus Neto – Avenida Presidente Castelo Branco, 1.375, Jardim São Matheus – Das 12h15 às 16h
UBS Vila João XXIII – Rua Artur Biancalana, 120 – Das 12h15 às 16h
UBS Jardim Três Irmãos – Rua Agenor Gallo, s/nº, Jardim Três Irmãos – Das 12h15 às 16h

Gripe

A Secretaria de Saúde de Vinhedo iniciou nesta segunda-feira, 4, a vacinação contra gripe em idosos com 60 anos ou mais em oito unidades de saúde da cidade. Não será necessário agendamento, basta comparecer às unidades, das 8h às 16h, para receber a imunização. Não há necessidade de intervalo entre as vacinas de covid-19 e gripe, que podem inclusive ser aplicadas no mesmo dia. A vacinação continua também para os idosos de 80 anos ou mais.

A vacinação estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Vinhedo Vila João XXIII, Casa Verde, Três Irmãos, Meirelles, Bela Vista, Vila Planalto, no Centro Médico e na Policlínica. É preciso levar documento com foto, Cartão Cidadão ou comprovante de endereço.

A vacina do Butantan contra a influenza é trivalente e 100% nacional, composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos localizados no final do ano passado. A expectativa da campanha é vacinar 90% do público-alvo de mais de 16,6 milhões de pessoas, entre idosos, profissionais de saúde, professores, crianças, entre outros.

O calendário é dividido por etapas (confira abaixo o calendário completo). O Instituto Butantan antecipou neste ano as entregas da vacina da gripe para o Ministério da Saúde. Ao todo serão fornecidas 80 milhões de doses para a imunização em todo o Brasil.

Calendário

28 de março: Idosos acima de 80 anos
4 de abril: Idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde
2 de maio: Crianças acima de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes e puérperas
9 de maio: Indígenas, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades
16 de maio: forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários e população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa

Locais de vacinação

UBS Casa Verde – Rua Morubixaba, s/nº, Casa Verde
UBS Vila Planalto – Rua Brasília, 273, Vila Planalto
Centro Médico Dr. Manoel Matheus Neto – Avenida Presidente Castelo Branco, 1.375, Jardim São Matheus
UBS Jardim Três Irmãos – Rua Agenor Gallo, s/nº, Jardim Três Irmãos
UBS Dr. José Osmar Meirelles dos Santos – Rua Agenor de Matos, 170, Capela
UBS Bela Vista – Rua Custódio Lopes Puga, s/nº, Capela
UBS Vila João XXIII – Rua Artur Biancalana, 120,Vila João XXIII
Policlínica – Rua Juliana Von Zuben Dêgelo, nº 90, Capela

 

Propaganda do Google Artigo Baixo