CPFL alerta para o perigo do uso do cerol e da linha chilena

propaganda do Google Artigo Top

As férias escolares do meio do ano chegaram e com elas, aumenta o número de crianças, adolescentes e até mesmo adultos aproveitando o período para curtir uma das mais antigas e tradicionais atividades da infância: soltar pipa. E uma das principais causas dos acidentes está relacionada ao uso de cerol – mistura de cola, limalha e vidro moído – e da "linha chilena" – composto de quartzo moído e óxido de alumínio, que podem romper os cabos, ocasionando choque elétrico e até morte.

O uso dessas substâncias na pipa é considerado crime penal, previsto nos artigos 129, 132 e 278, do Código Penal Brasileiro, e no artigo 37, da Lei das Contravenções Penais.

Em caso de rompimento de cabos pelo uso de cerol e da “linha chilena”, a população deve acionar imediatamente a distribuidora. É importante que a pessoa permaneça o mais distante possível do fio partido para evitar acidentes graves e fatais.

Ocorrências

A CPFL Piratininga registrou, no ano passado, 1.180 ocorrências na rede (interrupções, acidentes, etc) decorrentes da utilização das pipas, interrompendo o fornecimento de energia para clientes em diferentes oportunidades, nas cidades atendidas pela distribuidora. Até maio de 2019, o número de ocorrências já somou 720.

 

Propaganda do Google Artigo Baixo