Demissões voltam a crescer no mês de fevereiro

propaganda do Google Artigo Top

Reportagem especial do Jornal de Vinhedo de sábado, 21, mostrou que as demissões no mês de fevereiro voltaram a crescer na cidade, depois de uma leve desaceleração no fechamento de vagas registrada em janeiro.


De acordo com o Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados -, em 28 dias foram fechados 242 postos de trabalho no setor. Os números foram divulgados nesta quarta-feira. Desde o início da fase de demissões por causa da crise mundial, este foi o segundo pior mês, ficando atrás apenas de novembro, quando a indústria fechou 281 vagas.


A indústria, principal setor da economia de Vinhedo, já acumula fechamento de 445 vagas somente nos dois primeiros meses de 2009. Quando somados os meses de novembro e dezembro de 2008, o número de pessoas que perderam o emprego chega a 949. Em novembro o número de demissões chegou a 281, caindo para 203 em dezembro, e para 203 em janeiro, mas agora, com 242 demissões, voltou a subir.


As demissões do mês de fevereiro representam 2,13% da mão-de-obra formal, ou seja, dos empregados com carteira assinada. Em fevereiro de 2008 apenas 7 trabalhadores haviam sido demitidos. No acumulado de março de 2008 a fevereiro deste ano, 6,37% das vagas de emprego formal foram fechadas na indústria em Vinhedo, 3,85% somente em 2009.


Mais demissões


As demissões na indústria de transformação em Vinhedo devem aumentar em março e abril, inclusive com o anúncio do fechamento de algumas empresas, como é o caso da Sylvania. Reportagem exclusiva do Jornal de Vinhedo revelou que a indústria fecha as portas no dia 10 de abril e 180 funcionários serão demitidos.


Setor público


O prejuízo só não foi maior no mês de fevereiro por conta das contratações do setor público, como a Prefeitura, que de acordo com o Caged, abriu 66 postos de trabalho. Outro setor que apresentou resultado positivo em fevereiro foi o de serviços e indústria de utilidade pública, prestador de serviço para o poder público, que em fevereiro contratou 86 pessoas.


Outros setores também apresentaram evolução em fevereiro, como o de serviços, que abriu 45 vagas em fevereiro, e o comércio, com a contratação de 53 trabalhadores no mesmo período (79 no ano). Somados todos os setores, o mês de fevereiro fechou estável, com fechamento de apenas 1 vaga. Em fevereiro de 2008, 230 postos de trabalho foram abertos.


No período de março de 2008 a fevereiro de 2009, 612 vagas de trabalho foram abertas em Vinhedo quando somados todos os setores. Já no acumulado deste ano, o resultado é negativo, com redução de 39 vagas.

Propaganda do Google Artigo Baixo