Desconfiança é o principal obstáculo na compra por meio de smartphones

propaganda do Google Artigo Top

A confiança ou a falta dela é a principal barreira para a ampliação do comércio mobile. É o que aponta uma pesquisa realizada com 10 mil pessoas pela AVG Technologies, fabricante de softwares de segurança para computadores e dispositivos móveis.

De acordo com o levantamento, 30% dos usuários de dispositivos móveis ouvidos afirmam que a falta de confiança é o maior obstáculo para fazer compras e usar serviços por meio de smartphones ou outros aparelhos. Apesar disso, apenas 9% disseram ter vivido experiências negativas.

Além disso, o problema da desconfiança do consumidor está crescendo. Nesse ano, 40% dos entrevistados disseram que a confiança é uma das possíveis barreiras contra compras pelo celular. No ano passado eram 35% e em 2011 27%. Se pensarmos adiante, no ano de 2015 essa falta de confiança poderá impedir um em cada dois usuários de comprar usando o smartphone.

Confira detalhes da pesquisa:

Confiança

• Os usuários com mais de 35 anos (43%) são os mais desconfiados. Esse dado pode refletir uma maior compreensão dos potenciais riscos entre os consumidores mais velhos.

• A desconfiança não é apenas uma barreira para a compra. 37% dos entrevistados afirmaram que foi ela quem os impediu de utilizar aplicativos instalados em seus smartphones. Esse problema é menor em mercados mais maduros como Reino Unido e Estados Unidos, e mais expressivo em mercados em desenvolvimento. México e China (49%) lideram a lista, seguidos por Arábia Saudita (48%) e Brasil (46%).

Privacidade

• 65% sentem-se descontentes ao compartilhar informações pessoais com um aplicativo, os mercados mais maduros são os mais reticentes: Reino Unido (79%) e EUA (76%). No Brasil o descontentamento chega a 71%.

• 16% das pessoas pesquisadas consideram a necessidade de compartilhar informações uma barreira para compras mobile. No Brasil, esse índice chega a 24%, o mais alto entre todos os países pesquisados.

• A maior parte dos usuários não toma qualquer tipo de atitude para se proteger.

• Para a maior parte deles (48%) o meio mais fácil para obter informações sobre aplicativos é via resenhas nas lojas de aplicativos.

Transparência

• 42% acham fundamental saber que um aplicativo está coletando e compartilhando suas informações. No ano anterior esse número era de 49%. No Brasil, 60% consideram extremamente importante ter essa informação com clareza.

Segurança

• 65% dos usuários sabem pouco ou nada sobre ameaças e malware em dispositivos mobile.

• 74% afirmaram que o medo dos malwares faz com que sejam mais cautelosos ao baixar um aplicativo, ou vai torná-los mais cautelosos agora que eles entenderam do que se trata.
• Mulheres (80%), acima de 35 (81%) e os com gastos mais altos (79%) são as mais preocupadas.

Propaganda do Google Artigo Baixo