Dia dos Avós: Valinhos oferece ações e eventos constantes para os idosos na cidade

propaganda do Google Artigo Top

Além de ser a cidade com um dos índices de maior longevidade do Brasil, Valinhos apresenta, diariamente, uma série de opções de lazer, entretenimento, cursos e ações voltadas aos idosos da cidade. E, neste dia 26, em que se comemora o Dia dos Avós, vale a pena reforçar as atividades que a cidade oferece nas áreas integradas do Esportes, Saúde, Cultura e sobretudo com a coordenação da secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Valinhos, por meio do Centro de Convivência do Idoso (CCI), que busca colaborar para a longevidade deste grupo, investindo em um trabalho global, com atividades físicas, mentais e emocionais.

O CCI tem um pouco mais de 1,3 mil idosos cadastrados.
O secretário da Assistência Social, Argeu Alencar da Silva, relaciona o trabalho do Centro do Idoso ao alto índice de longevidade da cidade, comprovado pelos dados divulgados da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados). “Valinhos é hoje considerada a cidade com maior índice de longevidade do Estado de São Paulo, com 16,74% de população com 60 anos ou mais, enquanto o Estado tem 15,75% e a RMC tem 15,59%”, detalha o secretário.

Para ele, são mais que simples dados estatísticos. “Tudo isto reflete na vida de cada valinhense, porque é a possibilidade de ter os avós por mais tempo perto. É garantir aqueles cuidados típicos de avós. Quem nunca chupou bala antes do almoço?”, questiona o secretário. A convivência com os avós é significativa em qualquer período da vida. “Na infância é aquela festa a visita na casa da avó. Na adolescência é o lugar de refúgio, quando não nos entendemos com os pais. Na vida adulta é aquele conselho sobre qual caminho seguir. São lembranças que nos acompanham a vida inteira”, acrescentou.

CCI
O que tem o CCI que consegue prolongar a vida dos avós? Tem alegria.
Porque acordar 6 horas da manhã, numa terça ou quinta-feira, para ir à aula de Ginástica, que começa às 7h30, é sentir o coração pulsar vida. Não é só atividade física em si. O local ainda oferece palestras, indo ao encontro de temas ligados à saúde na 3ª Idade. Não dá para esquecer os eventos. A Festa Junina no “Arraiá do CCI” é pura alegria, inclusive com a presença dos filhos e dos netos. No CCI o idoso é respeitado em sua condição física, mental e emocional.

Ele pode escolher fazer Teatro, às segundas-feiras, 9 horas e 14 horas. Tem os Jogos de salão são às segundas, quartas e sextas-feiras, das 12 horas às 16 horas. E a Ginástica às terças e quintas-feiras, sempre das 7h30 às 8h30 e 13h30 às 14h30.

Tem ainda a Ginástica Lian Gong às terças e quintas-feiras, das 14h30 às 15h30. Na quarta-feira, tem Violão, às 10h30, assim como Dança de salão para casal, às 13h30, além do crochê, a partir das 14 horas.

Há ainda a Oficina da Memória às segundas, quartas e quintas-feiras, às 13h30, além do Projeto Peixe & Cia, em conjunto com o DAEV (Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos), às terças e quintas-feiras, a partir das 7 horas, na Lagoa das Figueiras.

Participação
Para participar do grupo é necessário ir à reunião de acolhimento, que acontece quinzenalmente, no Centro do Idoso. O encontro possibilita ao idoso conhecer os serviços prestados pelo CCI, tais como aquisição do passe idoso, atendimento social (com referenciamento no CRAS) e outros, e as atividades.

Em função do período de férias no mês de julho, excepcionalmente, não terá reunião de acolhimento. As próximas estão previstas para os dias 19 e 26 de agosto.

Para mais informações ligar para o telefone (19) 3869-2013 ou Whatsapp 3829-1337.

Propaganda do Google Artigo Baixo