Dia Mundial sem Tabaco, Louveira realiza ação de conscientização na cidade

propaganda do Google Artigo Top

Em 31 de maio, Dia Mundial sem Tabaco, a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Saúde, das 9h às 13h, realiza ação de conscientização sobre tabagismo na Estação Ferroviária e Praça Padre Pedro Sanches. Durante a semana do dia 29, a equipe da Vigilância em Saúde vai orientar os comércios e estabelecimentos sobre a legislação de fumar em locais fechados e a obrigatoriedade da placa indicativa. A Prefeitura de Louveira conta com Grupo de Tabagismo, que com a participação de médicos especialistas, dão apoio e ajudam aqueles que querem parar de fumar.

“Essa ação tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o mal que o hábito de fumar faz, além disso, mostrar que pelo SUS há apoio gratuito para aqueles que querem parar de vez. A ação nos estabelecimentos é para orientar que eles estejam seguindo a legislação federal, que determina a obrigatoriedade da placa de proibido fumar em locais fechados”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

Aqueles que querem parar de fumar e se interessam em entrar no Grupo de Tabagismo, basta procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e informar na recepção o interesse. Não é necessário encaminhamento médico.

Com a turma do Grupo de Tabagismo formada, é programado reuniões periódicas, que contam com a participação de médicos clínicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas. O tratamento tem como base a oferta de psicoterapias de grupo, incluindo a disponibilidade de medicamentos, conforme a necessidade de cada paciente e da avaliação da equipe multidisciplinar.

“Aqueles que param de fumar, em pouco tempo já começam a se sentirem fisicamente e mentalmente melhor. Neste momento, o apoio profissional é importante para lidar com os efeitos de abstinência, como a ansiedade, irritabilidade e dores de cabeça’, explica a secretária de Saúde, Marcia Bevilacqua.

No dia 31 de maio, quarta-feira, além da ação de conscientização sobre tabagismo na Estação Ferroviária e na Praça Padre Pedro Sanches, as equipes da Saúde também vão estar realizando a vacinação de gripe e Covid-19.

Propaganda do Google Artigo Baixo