Distrito Serra Azul é criado com potencial de investimento de R$ 1,8 bilhão até 2026

propaganda do Google Artigo Top

O decreto de criação do Distrito Turístico Serra Azul, englobando o complexo de parques temáticos e centros de compras, foi assinado nesta segunda-feira, 29, pelo prefeito Dario Pacheco, de Vinhedo, pelo governador João Doria, pelos prefeitos de Itupeva, Louveira e Jundiaí, em evento no Wet’n Wild.  A previsão é de R$ 1,8 bilhão em investimentos privados nas quatro cidades do Distrito ao longo dos próximos cinco anos, com geração de 7.440 novas vagas de emprego até 2026.

“São vários benefícios para Vinhedo, principalmente no que se refere a empregos, geração de impostos e atrativos. Poderemos investir na infraestrutura da cidade e criar roteiros personalizados, para oferecer uma gama de atividades aos visitantes. Estamos confiantes no potencial do Serra Azul para ser a Disney brasileira”, destacou o prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco.

O decreto cria um conselho gestor com representantes do Estado, das administrações municipais e da sociedade civil. Segundo o plano de implementação do distrito de Serra Azul, o incremento do turismo nesta região deve aumentar o fluxo de visitações em até 7 milhões de pessoas no período de cinco anos.

“A importância já foi dimensionada do que esse distrito representa para Itupeva, Vinhedo, Louveira e Jundiaí. Ele tem referências que se assemelham a outras iniciativas internacionais e passa a canalizar benefícios e vantagens concretas de ordem governamental, estrutural e também empresarial. Não é apenas um decreto, o distrito turístico tem uma capacidade impulsionadora para investimentos privados, empregos e oportunidades em toda a região”, afirmou Doria.

O ex-prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz, também esteve na cerimônia e foi citado por ter ajudado a dar andamento no processo do distrito quando era presidente do Circuito da Frutas. “Foi uma data muito importante, porque isso oficializa e concretiza todo um trabalho que nos fizemos parte de uma construção. Eu tenho certeza de que as próximas geração vão se beneficiar muito da criação desse distrito, porque aqui passarão milhões de pessoas para curtir momentos de lazer e de alegria e eu tenho a honra de ter participado do início da construção do distrito turístico Serra Azul”, disse Jaime.

A expansão do turismo nas quatro cidades prevê a criação de um clube de golfe com hospedagem; construção de empreendimento temático com centro de compras e espaços para esportes radicais e de aventura; ampliação de um centro hípico e do outlet; instalação de um autódromo e novos hotéis temáticos ligados aos parques.

Além do prefeito Dario, a cerimônia reuniu prefeitos, secretários, investidores, imprensa e parlamentares da região. “Esse distrito tem altíssimo potencial para gerar novos fluxos econômicos com impacto nacional. Além disso, está a 70 quilômetros da capital paulista, que concentra o maior polo emissor de turistas do país”, disse o secretário de Estado de Turismo e Viagens, Vinicius Lummertz.

Em junho passado, o governador sancionou a lei estadual que institui os Distritos Turísticos. O texto garante articulação entre o setor público e investidores privados para fomentar novos empreendimentos e potencializar os já existentes, facilitando a interação regional para investimentos em infraestrutura e qualificação de profissionais. Segurança jurídica e preservação ambiental também são previstas pela regulamentação dos distritos.

Propaganda do Google Artigo Baixo