Dor nas costas é uma das principais causas de invalidez

propaganda do Google Artigo Top

A dor nas costas, sintoma comum nos consultórios, é um incômodo que, muitas vezes, pode estar associado a outros sintomas e representar muito mais de uma dor. De acordo com informações da Organização Mundial da Saúde, 80% das pessoas sofrem ou ainda terão dores nas costas e, em 90% dos casos, a dor pode se manifestar mais de uma vez.

A dor na lombar, ou lombalgia, é uma das principais causas de invalidez no mundo, além de também ser responsável por parte dos casos de incapacidade ligada ao trabalho.

Segundo o Ministério da Previdência Social, a dor nas costas é um dos principais problemas que acarretam licenças trabalhistas superiores a 15 dias e está entre as doenças que mais aposentam, no país, por invalidez. Segundo o ortopedista Wilson Dractu, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, a dor pode acometer pessoas de todas as idades, principalmente as que permanecem maior tempo sentadas ou em frente aos computadores. “Desencadeada, normalmente, pelo sedentarismo, má postura, estresse ou algum desgaste na coluna, o problema atinge desde jovens até a terceira idade e o diagnóstico é realizado, inicialmente, por meio de análise da história do paciente e exames”.

A maioria das pessoas acometidas pode ser tratada com medicamentos, repouso, fisioterapia, atividades físicas e reeducação dos hábitos. Já as cirurgias são indicadas apenas nos casos em que as medidas clínicas não controlam os sintomas. “Procedimentos minimamente invasivos, como radiofrequência, endoscopia, implantes tipo espaçadores ou estabilizadores são algumas das sugestões, sempre visando avaliação dos casos, como condição clínica e idade do paciente”, finaliza o especialista.

Entre as dicas para prevenir a dor nas costas, no trabalho, estão o uso de cadeiras com apoio para os braços, as costas que devem ficar apoiadas, os pés totalmente encostados no chão e a tela do computador na altura dos olhos.

Propaganda do Google Artigo Baixo