EJA do Ensino Médio volta a ser municipal em Vinhedo em 2023

propaganda do Google Artigo Top

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio volta a ser municipal a partir de 2023 em Vinhedo. A Secretaria de Educação da cidade percorreu escolas, promoveu encontros com estudantes, educadores e representantes da Diretoria de Ensino Região Oeste, com sede em Campinas, e concluiu que a municipalização do EJA do Ensino Médio deve ser mantida no município.

Neste ano, com a reformulação do Ensino Médio, o governo estadual assumiu a EJA do Ensino Médio em Vinhedo, para implantar essa nova proposta de formação mais técnica e engajada com a qualificação profissional. Uma nova turma foi matriculada dentro dessa proposta e terá as aulas do 1º ano (termo) da EJA do Ensino Médio neste semestre, na Escola Estadual Maria do Carmo Ricci Von Zuben, com professores da Rede Estadual de Educação.

As demais turmas, de 2º e 3º anos, continuam sendo coordenadas pela Secretaria de Educação de Vinhedo nas escolas municipais Professor André Franco Montoro e Integração. A partir de 2023, todas as turmas da EJA do Ensino Médio voltam a ser municipais, concentradas nas unidades Franco Montoro e Integração. Para isso, professoras e professores municipais da EJA vão receber qualificação e treinamento para atender à proposta de profissionalização do novo Ensino Médio.

Segundo a secretária de Educação, Rogéria Nicoletti, a mudança realizada no 1º ano da EJA Ensino Médio neste semestre não vai interferir no processo de educação dessa e das demais turmas. Ela reforçou que a Rede Municipal de Educação vai acompanhar esse grupo e que as novas propostas do Ensino Médio vão ser implementadas no EJA municipal.

Na EJA, para cursar o Ensino Fundamental a idade mínima é de 15 anos e para se matricular no 1º ano do Ensino Médio, o interessado deve ter 18 anos completos, conforme legislação. Os três anos do Ensino Médio são realizados em três semestres para quem participa da EJA. Hoje Vinhedo tem cerca de 200 alunos cursando a EJA Ensino Médio.

Propaganda do Google Artigo Baixo