Embaixada dos EUA encerra inscrições para o programa dia 12 de agosto

propaganda do Google Artigo Top

As inscrições para o Programa Jovens Embaixadores, promovido pela Embaixada dos Unidos, encerram no dia 12 de agosto. O projeto é uma iniciativa filantrópica que seleciona 35 alunos de escolas públicas brasileiras para intercâmbio cultural de três semanas nos Estados Unidos, com todas as despesas pagas.


As inscrições podem ser feitas a partir do site da embaixada americana (www.embaixada-americana.org.br) ou numa das instituições parceiras do projeto. Em Campinas, a unidade Cambuí do Centro Cultural Brasil – Estados Unidos (CCBEUC) é a única parceira do projeto. A escola fica na Avenida Júlio de Mesquita, 606.


Os candidatos precisam preencher requisitos como: idade entre 15 e 18 anos, ter boa fluência oral e escrita em inglês, ser aluno da rede pública de ensino, pertencer à camada socioeconômica menos favorecida, ter excelente desempenho escolar, ter perfil de liderança, iniciativa e boa desenvoltura oral e estar engajado por, pelo menos um ano, em atividades de responsabilidade social (voluntariado).


O programa foi criado em 2002 com o objetivo de beneficiar alunos brasileiros da rede pública, que são exemplos em suas comunidades, valorizar e promover o fortalecimento da educação pública por meio desses adolescentes, que se transformam em modelos para seus colegas e comunidade.


Nesta edição o programa passa a ser uma iniciativa do governo, e terá parte do financiamento e coordenação como responsabilidade do Departamento de Estado. O tempo de três semanas no intercâmbio cultural também é novidade desta edição, que oferecia duas semanas pagas aos selecionados.


Os estudantes viajam em janeiro de 2010 para participar de atividades programadas em universidades americanas e fazer apresentações sobre o Brasil para a comunidade norte-americana, além de vivenciar experiências que lhes possam abrir oportunidades como bolsas de estudos em universidades dos Estados Unidos e ofertas de emprego.


Durante a primeira semana no país, os estudantes visitam Washington D.C. – a capital do Estado, assim como os principais monumentos, ainda participam de reuniões em organizações dos setores público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam de um concurso sobre protagonismo juvenil. Depois disso, os participantes são divididos em subgrupos e viajam para estados diferentes no país, onde serão hospedados por famílias americanas. Nesta segunda semana também assistem às aulas com jovens da mesma idade, participarm de atividades culturais e de responsabilidade social, além de apresentarem o Brasil para os moradores de lá.


Os selecionados serão acompanhados por representantes da Embaixada e do Consulado dos Estados Unidos no Brasil. Tudo isso sem custo para aos selecionados. Alunos de escolas particulares não são aceitos no programa mesmo.

Os jovens têm direito à passagem aérea internacional doméstica, ida e volta, aos Estados Unidos, assim como despesas com hospedagem e alimentação por duas semanas, ajuda de custo para a compra de roupas de frio em terras americanas e seguro saúde. O Programa Jovens Embaixadores é organizado anualmente pelos 92 centros binacionais espalhados pelo Brasil, sendo um deles o Centro Cultural Brasil-Estados Unidos, com cinco unidades em Campinas.


Serviço:
Encerramento das inscrições: dia 12 de agosto de 2009
Centro Cultural Brasil-Estados Unidos
Endereço: Avenida Julio de Mesquita, 606, Cambuí, Campinas, SP
Telefone (19) 3794-9703
Site: www.ccbeuc.com.br

Propaganda do Google Artigo Baixo