Dados do Sebrae apontam que 70% das empresas fecham nos
primeiros cinco anos de funcionamento. Para o professor da IBE-FGV, Edney Antonio Bruscagin Pin, a causa deste número
elevado é a falta de planejamento estratégico. “Essa é a diferença entre o
aventureiro e o empreendedor. O aventureiro acredita que tem uma boa ideia, e
às vezes ele tem mesmo, mas se perde na execução. Não basta ter a intenção, é
preciso proporcionar condições para que ela se concretize”.
Ainda segundo o professor, quando se faz o planejamento
para desenvolver uma ideia de negócio, o aventureiro passa a ser um
empreendedor com boas chances de ser bem sucedido. “Planejamento estratégico é
a alma de qualquer organização. Deve ser aplicado em todas as áreas, até na
vida pessoal e em sua carreira. Por exemplo, ao construir uma casa, é preciso
saber onde comprar o material de construção mais barato, encontrar bons
fornecedores, procurar a melhor mão-de-obra e só dar o passo seguinte quando a
etapa anterior estiver completa”, explica Pin.
No Brasil, o número de empreendedores aumenta a cada ano.
De acordo com dados divulgados pelo Governo Federal em 2011, a quantidade de
pequenos empreendedores no Brasil aumentou 13% de 2001 a 2009. São 22,9
milhões de ‘homens de negócio’ e, de acordo com Pin, não importa o tamanho da
empresa, todas precisam de orientações para conseguir capturar as melhores
oportunidades do mercado e ainda driblar os riscos. “O empresário só consegue
saber onde vai chegar se tiver mapeado suas metas e mantiver o foco”, aponta o
professor.
Com o planejamento, o empreendedor também desenvolve uma
visão mais apurada da área em que está inserido e estará preparado para
enxergar as oportunidades corretas. “Pior do que não embarcar em uma
oportunidade, é escolher a errada ou não estar preparado. Munido de
informações, ele também vai saber entender que aquela proposta não é ideal para
o momento. Assim, vai poder capacitar-se e estruturar seu plano de negócios,
para quando outra oportunidade melhor passar”, explica Pin.
Para adquirir o conhecimento necessário para criar o
planejamento estratégico de seu negócio, o professor recomenda que o
empreendedor invista em cursos de graduação e pós-graduação, frequente
palestras, faça cursos de curta duração, e procure orientação em órgãos como o
Sebrae.
Seguem abaixo, algumas dicas do que fazer e o que não fazer
para ser bem sucedido em um negócio:
Mitos do empreendedorismo
– O dono do negócio trabalha pouco – Na verdade, ele é o
maior responsável pela empresa, ou seja, quem mais deve trabalhar.
– O empreendedor precisa de sorte – Não, ele precisa de
planejamento estratégico.
– Sócio não é bom – Outra inverdade, pois é necessário escolher
o parceiro correto.
Dicas para o sucesso do seu negócio
– Conheça a área do seu negócio.
– Escolha uma área na qual você tenha facilidade e goste. Não
se deixe levar por modismos.
– Prepare-se e atualize-se com cursos, palestras,
informações, capacitações.