Espetáculo “SOS Sassá” promove conscientização sobre violência de gênero nas escolas de Vinhedo

propaganda do Google Artigo Top

Na próxima terça-feira (20), Vinhedo receberá uma importante ação cultural e educativa com a apresentação do espetáculo “SOS Sassá” em três escolas da cidade. A peça integra as atividades da Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que acontece em maio conforme a Lei Federal nº 9.970/2000, e tem como objetivo sensibilizar o público jovem para questões de violência de gênero e prevenção de abusos.

Teatro acessível e educativo

Criada e interpretada pela atriz, palhaça e educadora Mariana Schiezaro, “SOS Sassá” trata com sensibilidade e bom humor temas complexos e urgentes. Com linguagem acessível e voltada ao público infantil e juvenil, o espetáculo promove o autoconhecimento, o respeito e a valorização da diversidade. Pensando na inclusão, todas as sessões contarão com tradução em LIBRAS e audiodescrição, garantindo acessibilidade comunicacional para pessoas com deficiência.

Três apresentações em diferentes regiões da cidade

A primeira apresentação acontece às 11h na EE Profª Maria do Carmo, localizada em uma região que concentra demandas por ações de inclusão. Logo após a encenação, haverá uma roda de conversa com os alunos. Às 14h30, o espetáculo segue para a EMEF Profº Franco Montoro, na Capela. Encerrando o dia, às 17h30, haverá uma sessão aberta ao público na Escola Aweté, no centro de Vinhedo.

Projeto expandido em nova fase

O projeto “Semeando Saberes” estreou em 2024 com uma temporada financiada por emenda parlamentar via Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Vinhedo, promovendo 12 apresentações com acessibilidade em instituições da cidade. A segunda temporada foi viabilizada por meio do edital da Política Nacional Aldir Blanc 2024, ampliando o alcance para escolas públicas e uma instituição particular parceira.

“As escolas sempre manifestaram interesse, mas na primeira fase não havia verba para isso. Neste ano conseguimos contemplar esses espaços, fundamentais na formação de nossas crianças e adolescentes”, destaca Mariana Schiezaro, que também é gestora do Espaço Kardak, responsável pela produção.

Personagens que representam realidades femininas

No espetáculo, a personagem Sassá dá voz a arquétipos femininos por meio de figuras como Rosa Maria, Samambaia, Dama da Noite e Maria Sem Vergonha — mulheres que, com suas histórias e dores, revelam as muitas faces da violência de gênero. A proposta é empoderar e conscientizar através da arte, com o humor como ponte para o acolhimento.

Realização e apoio

A ação tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Vinhedo, do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, por meio da Política Nacional Aldir Blanc. O projeto reafirma o papel da cultura como agente de transformação social.

Espaço Kardak: cultura e memória

Além de idealizador do projeto, o Espaço Kardak é um Ponto de Cultura de Vinhedo, que abriga um acervo dedicado ao mágico Kardak e oferece atividades voltadas à arte independente, como aulas de tecido acrobático e expressão corporal. “É um lugar mágico, que acolhe memórias e semeia novos saberes”, define Mariana.

Serviço:
Espetáculo “SOS Sassá” – Gratuito
📅 Data: 20 de maio (terça-feira)
📍 11h – EE Profª Maria do Carmo (com roda de conversa)
📍 14h30 – EMEF Profº Franco Montoro
📍 17h30 – Escola Aweté (sessão aberta ao público)
♿ Acessibilidade: LIBRAS e audiodescrição

Propaganda do Google Artigo Baixo