Estado lança jogo para prevenir contra enchentes

propaganda do Google Artigo Top

A Secretaria da Educação do Estado, em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil da Secretaria da Casa Militar, lançou nesta semana um jogo virtual que ensina os estudantes da rede estadual a prevenir enchentes, além de outras situações de risco trazidas pela chuva como deslizamentos e acidentes com raios. Com plataforma lúdica e interativa, o curso é gratuito e acessível de qualquer computador.

No total, são 30 mil vagas para alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental. As aulas – em forma de um conjunto de games interativos chamados 'A Aventura' – começam a partir desta terça-feira (1º). Para participar, o estudante interessado precisa fazer o cadastro no site. Após o cadastro, já é possível começar as aulas. Mais informações estão no Portal da Educação, http://www.educacao.sp.gov.br.

O desenvolvimento dos recursos tecnológicos ficou a cargo da Escola Virtual de Programas Educacionais (Evesp), órgão da Secretaria, que criou o ambiente virtual de aprendizagem. Já o conteúdo foi feito por técnicos da Defesa Civil, embasado nas estratégias preventivas de acidentes como queimaduras, afogamentos, deslizamentos e inundações.

Para aproximar a temática dos alunos, o jovem participante atuará com um avatar, o personagem “Guto”, e a missão é tornar seguros todos os ambientes virtuais, que reproduzem situações reais. São nove módulos e cada fase do jogo retrata um cenário diferente, como áreas abertas em dias de chuva, construções próximas a encostas e lixo jogado em local inadequado.

Para passar de fase no game, é preciso cumprir todas as tarefas preventivas e ainda orientar as comunidades sobre como evitar problemas. Em todas as etapas há premiações com medalhas indicando o aproveitamento e orientando como melhorar o rendimento. O aluno que cumpre todas as etapas recebe certificado.

Confira algumas dicas da Defesa em situações de risco:

Enchente

– Recolha os lixos e entulhos da rua e das encostas

– Leve as pessoas para um abrigo seguro e não entre em contato com a água

– Feche todas as portas e janelas que estão abertas

Tempestade

– Desligue os aparelhos eletrônicos das tomadas

– Se estiver no trânsito, não é seguro permanecer no veículo, mesmo com os vidros fechados

– Tenha cuidado com árvores atingidas e redes elétricas rompidas

Afogamento

– Nunca deixe uma criança sozinha na banheira

– Não tente fazer o salvamento sozinho, sem recursos materiais, como boias, cordas ou embarcações

– Após o resgate, tire as roupas molhadas para que elevar a temperatura corporal e evitar a hipotermia

Propaganda do Google Artigo Baixo