Estudo aponta Vinhedo como a 2ª melhor do país para envelhecer com qualidade de vida

propaganda do Google Artigo Top

Um estudo divulgado pelo Instituto de Longevidade Mongeral aponta Vinhedo como a segunda melhor cidade do Brasil para se viver mais e com qualidade, entre as cidades pequenas. Em 2017 o município também alcançou a segunda colocação nesta mesma pesquisa, porém, neste ano houve um expressivo aumento da cobertura dessa categoria para quase 600 cidades.

“Ficamos muito satisfeitos em repetir essa ótima colocação e por saber que estamos no rumo certo, trabalhando para oferecer o melhor da cidade para cada morador. Cuidar de gente é nossa especialidade, pois sabemos que quem faz a cidade boa é a população”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

O IDL – Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade, considera itens como indicadores gerais, cuidados de saúde, bem-estar, finanças, habitação, educação e trabalho e cultura e engajamento.

Vinhedo apresentou a segunda menor frequência de diversos tipos de violência, somando 98,47 pontos neste quesito, quanto maior a pontuação, melhor o posicionamento da cidade. O município também foi avaliado como um dos 15 com maior número médio de horas-aula em bases diárias. Esse desempenho se reflete na performance alcançada no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal – Educação. Esses fatores contribuíram para que Vinhedo ficasse também entre as 10 cidades com melhor desempenho em Educação e Trabalho.

Outro ponto a ser destacado é a maior conectividade, com elevada taxa de acesso à internet por habitante, estando ainda entre as quinze cidades com maior número de habitantes com acesso a serviços de TV por assinatura. Esses resultados contribuíram para a 7ª colocação de Vinhedo em Cultura e engajamento.

A média da soma dos pontos alcançados em cada um dos 7 quesitos tornou Vinhedo a segunda melhor cidade do país, com até 100 mil habitantes, para se viver e envelhecer com qualidade, ficando atrás apenas de Adamantina- SP, município com 35 mil habitantes. Após Vinhedo, no ranking figura a cidade de Lins em terceiro lugar, já em quarto aparece o município de São João da Boa Vista e na quinta colocação a cidade de Itapira.

Além de ser a segunda melhor cidade do país para se envelhecer com qualidade, Vinhedo também é a 3ª melhor, entre os municípios de até 100 mil habitantes, para pessoas de 60 a 75 anos e a 5ª para idosos com mais de 75 anos de idade.

Entre as 10 melhores colocadas na pesquisa, Vinhedo é a única representante da RMC, Jaguariúna conquistou a 24ª posição e Nova Odessa, a 45ª.

Propaganda do Google Artigo Baixo