Família que vivia no semáforo da Boiada é retirada do local

propaganda do Google Artigo Top

Depois de três meses de avaliações, atendimentos e trabalhos realizados diretamente com as pessoas que viviam na calçada do semáforo da Estrada da Boiada, na Casa Verde, a Secretaria de Assistência Social com apoio o Poder Judiciário conseguiram viabilizar o acolhimento e o encaminhamento da mãe e filho que estavam vivendo no local desde janeiro deste ano.

Os dois são provenientes da cidade de Piracicaba, onde possuem casa própria, e haviam instalado um barraco na Estrada da Boiada. A Secretaria de Assistência Social de Vinhedo buscou contato com a família assim que eles chegaram à cidade, mas eles se recusavam a interagir. Mesmo com as dificuldades, a Prefeitura prestou todo o atendimento necessário à dupla, inclusive apoio psiquiátrico.

O atendimento foi realizado na madrugada da sexta-feira, 18, para preservar mãe e filho e foi acompanhado durante todo o tempo pessoalmente pela secretária de Assistência Social e Cidadania, Cristina Mazon, e pela diretora da pasta, Karine Teixeira Schwanke. Eles foram levados à Santa Casa para atendimento médico e exames antes de serem encaminhados para internação compulsória à instituição psiquiátrica em Piracicaba, onde receberão todo o atendimento necessário. A intermediação para a internação compulsória foi acompanhada pelos ministérios públicos de Vinhedo e Piracicaba.

A Secretaria pesquisou as informações sobre a família, histórico de saúde e buscou as melhores alternativas de acolhimento para a reinserção social de mãe e filho. Há pelo menos um mês a Assistência Social de Vinhedo está em contato com a Secretaria de Saúde de Piracicaba para viabilizar as melhores ações de atendimento.

A secretária de Assistência Social neste período recebeu várias denúncias sobre o caso. “Demos as explicações a todos que nos questionaram, pois a retirada de qualquer pessoa ou família em situação de rua pode ser por espontânea vontade ou por determinação judicial”, explicou a secretária Cristina Mazon.

A Secretaria de Assistência Social vai continuar acompanhando a família e segue atendendo todos os moradores em situação de vulnerabilidade social de Vinhedo.

Propaganda do Google Artigo Baixo