Festival reúne invenção e criatividade no Parque Municipal

propaganda do Google Artigo Top

Neste sábado, 22, das 9h às 17h, acontece no o Parque Municipal Jayme Ferragut, de Vinhedo a quarta edição do Festival de Invenção e Criatividade (FIC) de Vinhedo.

Na ocasião o parque estará tomado pelo poder criador de grandes e pequenos craques da curiosidade, o evento vai reunir muitas atividades em diferentes espaços do parque para estimular o interesse pelo conhecimento. Foguete, drone, robô, cosplay, mundos, mundinhos e micromundos. É só chegar e participar.

Vão ter Oficinas Abertas ao Público –  com Inscrições no Local

As oficinas vão acontecer nos períodos da manhã, tarde ou o dia todo. Os interessados devem se informar no local

OFICINA DE DRONES

Experiências práticas com pilotagem de minidrones.

Atende o público de todas as idades, oferece a experimentação e observação de imagens aéreas.

OFICINA DE FOGUETES

Construção e lançamento de foguetes de dois tipos:

1 – Foguete de papel com lançamento utilizando dispositivo simples de ar comprimido

2 – Foguete de garrafas pet com lançamento utilizando água e ar comprimido

GAIA EM JOGO

Gaia em Jogo incentiva a reflexão de como agir e reagir às ameaças provenientes das mudanças globais, de maneira lúdica e divertida. O jogo, desenvolvido por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE), trata de questões ambientais e sua relação com nosso modo de vida

Oferecido no evento em parceria com o Coletivo Refloresta Vinhedo

ENGENHOCA DE BOLINHAS

Na Engenhoca com Bolinhas, os participantes criam circuitos de bolinhas com materiais do cotidiano em totens com painéis perfurados. Mediadores auxiliam na manipulação desses painéis, estimulando a exploração do acervo de materiais reutilizáveis em busca de soluções criativas no desenvolvimento dos projetos.

COSPLAY MÃO NA MASSA

Livre utilização de materiais não estruturados para a criação de trajes de cosplay ou adereços

OFICINA DE TERRÁRIOS

A oficina de terrários será oferecida por três professoras da escola Dom Mathias e seus alunos, que batizaram os terrários de Mundinhos

As inscrições serão na hora diretamente no espaço de exposições do trabalho para fazer terrários enquanto houver material.

Para participar, o público deverá levar um pote de vidro limpo e sem rótulo, com tampa

PROGRAMANDO COM OCTOPLAY

OCTOPLAY é um aplicativo de programação que ainda está em fases de teste pelo MIT. É uma plataforma de programação em blocos, da mesma forma que o Scratch, porém, por ser um aplicativo, é mais adaptado para uso em tablets e celulares

JOGOS DE TABULEIRO

Espaço livre para o público jogar com orientações, entre outros, quarteto, all queens, mancala, xadrez, jogo real de nur, gamão, jogo da velha no cubo, gekitai

E Oficina para Educadores Inscrição prévia no sitehttp://www.ficvinhedo.com.br

9h30 e 14h – OFICINA DESIGN DE MICROMUNDOS

Iuri Rubim

Participou do 3º FIC em 2020, online, com a oficina dos 4D’s, pelo Instituto Anísio Teixeira, da Bahia.

Inspirada em jogos de RPG, a oficina desperta a imaginação dos educadores, levando-os a criar atividades pedagógicas em mundos fantásticos.

9h30 e 15h – JOGOS MATEMÁTICOS – POTE MATEMÁGICO

Professora Gabriela Carola

Oficina de construção de material didático de matemática e apresentação de diversas estratégias pedagógicas para educação infantil e primeiro ano.

11h – OFICINA GÊNERO JORNALÍSTICO

Viviane Zanardo, do Jornal da Criança

Formação mão na massa sobre a importância do uso de textos jornalísticos em sala de aula, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental I, com dicas de como engajar turmas de acordo com a faixa etária.

 14h – LIVRE BRINCAR E INFINITAS POSSIBILIDADES.

Carol Coronado, do Movimento Raízes, quintal brincante

Trará provocações quanto ao posicionamento do educador em relação às crianças, a preparação do espaço educativo e a livre exploração de ambientes e materiais por parte das crianças, na perspectiva da educação viva e consciente.

Propaganda do Google Artigo Baixo