Fique atento com a leptospirose durante as chuvas

propaganda do Google Artigo Top

Em função das frequentes chuvas de verão, a da Secretaria de Saúde intensifica a informação como forma de alertar a população sobre a importância de prevenir a leptospirose, doença transmitida pela urina contaminada de roedores (ratazanas, ratos e camundongos). A leptospirose pode matar.

“Precisamos alertar a população sobre a manifestação da doença e os sintomas, nesta época de chuva forte em que ocorrem alagamentos, já que o principal meio de transmissão da doença é o contato com águas da chuva e lama”, informou o prefeito Milton Serafim.

Em tempo de muita chuva, rios, córregos e a própria rede de esgoto transborda. Essa água de enchente invade tocas de ratos e contamina a água que invade residências, levando a leptospira (bactéria eliminada pela urina de roedores) que estava no meio ambiente. A pessoa, ao entrar em água ou lama contaminada, pode infectar-se, especialmente se tiver cortes ou arranhaduras na pele. A bactéria pode penetrar, também, pelas mucosas e pela pele sem machucados. “Por isso é importante impedir que crianças nadem ou brinquem na água ou lama de enchente. Contato direto com esgoto, fossa, lixo e entulhos também são riscos importantes para a doença”, explicou a secretária de Saúde, Nadia Capovilla.

A doença pode se manifestar em até 30 dias, após o contato com a bactéria. Os principais sintomas são febre, dor de cabeça e dores no corpo, fraqueza e calafrios. Pode também ocorrer coloração amarelada na pele (icterícia), alteração do volume urinário e hemorragias. Se não for tratada corretamente, a doença pode levar à morte.

Ao apresentar esses sintomas, o paciente deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima ou a UPA – Unidade de Pronto Atendimento, localizada na Rua Engenheiro Aurélio José Frediani, 45, Jardim Aves Nogueira, ao lado da Delegacia. Mais informações sobre a doença na Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde pelo telefone 3876-6777 ou 3886-5333.

Dicas de prevenção

– Afaste os roedores e a leptospirose do seu convívio

– Não jogue lixo e entulho nos córregos, bueiros ou ruas

– Mantenha os alimentos guardados em recipientes bem fechados em locais elevados do solo e a cozinha limpa, sem restos de alimentos

– Armazene o lixo em recipientes bem fechados e coloque-o pouco antes dos coletores passarem – ele é a principal fonte de alimento para os ratos.

– Mantenha limpos quintais, terrenos, ruas e margens de córregos, eliminando entulhos, materiais de construção ou objetos sem uso que servem de abrigo aos ratos.

– Feche buracos entre telhas, paredes e rodapés.

– À noite, objetos de animais domésticos devem ser lavados e guardados.

– Mantenha a caixa d'água limpa e tampada.

Durante as enchentes

– Sempre evite o contato com as águas ou com a lama

– Se sua casa foi invadida pela enchente, após as águas baixarem, retire a lama e desinfete o local, sempre se protegendo com luvas, botas de borracha ou outro tipo de proteção para as pernas e braços (como sacos plásticos duplos). Lave com água e sabão pisos, paredes, bancadas e objetos caseiros, desinfetando em seguida com água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%) na proporção de 1 xícara de chá (200 ml) do produto para 1 balde de 20 litros de água; umedeça um pano na solução e passe nas superfícies, deixando secar naturalmente

– Todos os alimentos e remédios que foram molhados deverão ser jogados fora

– Se a caixa d’ água foi invadida, não use essa água antes da desinfecção do reservatório

Propaganda do Google Artigo Baixo