Fondues aquecem noites frias em Joaquim Egídio

propaganda do Google Artigo Top

O outono intensifica ainda mais o charme do distrito de Joaquim Egídio, em Campinas. Pela noite, o frio espanta os moradores que, em épocas mais quentes, ficam sentados nas calçadas apreciando o movimento. Apenas as luzes das casas que mantêm a arquitetura dos tempos do auge das fazendas de café iluminam as ruas deste vilarejo, que é também área de preservação ambiental.


É nesse palco que o Estação Marupiara entra em cena. Iluminação a luz de velas, lareiras acesas e mesas com réchauds. Um ambiente agradável para um encontro romântico, uma conversa entre amigos ou um jantar em família. No cardápio, os tradicionais fondues de queijo e carne, acompanhados por molhinhos temperados, pães ou legumes. Quem quiser variar, pode pedir o fondue de carne preparado ao vinho tinto, ao invés de óleo, ou fondue de salmão, preparado com vinho branco. E para quem gosta de um toque a mais, fondue de queijo com gorgonzola. Como sobremesa, chocolate ou chocolate branco, acompanhados por deliciosas frutas e confeitos. O de chocolate branco pode ter um toque de amarula.


As combinações também são uma ótima opção para duas pessoas. Pode-se escolher sequências de dois ou três fondues. Carne, salmão ou queijo e, em seguida, chocolate. Segundo a chef Viviane Moraes, alguns cuidados são necessários para não errar na receita do fondue. “Além da qualidade dos ingredientes, deve-se ter uma atenção especial com a temperatura, principalmente nos fondues de queijo e chocolate. Se ultrapassar a temperatura suportável, o chocolate pode talhar e o queijo, queimar”, destaca a proprietária do restaurante Estação Marupiara. A chef ainda ressalta que um bom vinho também contribui para o sucesso da receita. “Para o de queijo, o ideal é um vinho branco, com médio corpo e seco; para o de carne, vinho tinto; o de salmão deve levar vinho branco leve; e o de chocolate, vinho do Porto Rubi”, diz.


Sugestão:


Fondue de Salmão


Ingredientes:


700 ml de caldo aromatizado coado


200 ml de vinho branco


Caldo aromatizado:


Cozinhe um pedaço de peixe (rebarbas), cenoura, alho poró, cebola e ervas (manjerona, manjericão, dill, cebolinha). Coe o caldo.


Fondue:


Adicione o vinho branco ao caldo aromatizado. Limpe o salmão e corte em cubos médios para serem espetados no garfo do fondue. É importante que o caldo esteja muito quente na hora de servir para não esfriar no réchaud.


Sirva com molhinhos de sua preferência, exemplo: alcaparras, shoyo e iogurte com dill.


Como chegar


Na Rodovia D. Pedro I, é só seguir as placas para Sousas e Joaquim Egídio. Para chegar ao Estação Marupiara, seguir pela rua central até o final. Após o posto, virar a primeira rua à esquerda. Chegou!


Serviço:


Noites de Fondue no Estação Marupiara


Endereço: Rua Manuel Saturnino do Amaral, 29 – Joaquim Egídio


Telefone: (19) 3298-6289


Sobre o Estação Marupiara


Localizado no charmoso distrito de Joaquim Egídio, em Campinas (SP), o restaurante habita, desde 2005, um casarão tombado pelo patrimônio histórico, ao lado de uma antiga estação de bonde.


O vermelho, cor original das paredes externas, foi mantido pelo Estação, já que apelidou de “antigo vermelho” o casarão com paredes de tijolos pintadas de cal com pó xadrez. No cardápio, pratos que valorizam ingredientes tipicamente brasileiros como caldeirada, moqueca, bobó de camarão e peixes da Amazônia incrementam as combinações inusitadas que surpreendem os clientes.


A natureza exuberante da área de preservação ambiental é um caso a parte. No ambiente externo do restaurante é possível saborear o extenso cardápio contemplando a paisagem e ouvindo o canto dos pássaros, ou sentar sob a sombra das árvores e surpreender-se com a companhia de saguis ou maritacas. Pela noite, o charme da iluminação à luz de velas e as lareiras aquecem as noites mais frias de Joaquim Egídio.

Propaganda do Google Artigo Baixo