Foram registrados 342 milhões de acessos em telecomunicações em 2012

propaganda do Google Artigo Top

No ano passado, foram registrados no país, 342,3 milhões de acessos de telecomunicações, incluindo serviços de telefonia fixa, celular, banda larga e TV por assinatura. Conforme balanço divulgado pela Telebrasil – Associação Brasileira de Telecomunicações, em 2012, foram ativados 26 milhões de novos acessos, representando crescimento de 8,2% em relação a 2011. Esse número é o equivalente a 71 mil novos acessos por dia.

A banda larga foi o segmento que mais evoluiu em 2012, com 45% de crescimento em relação a 2011. O Brasil já conta com 86 milhões de acessos, sendo 66 milhões de banda larga móvel e 20 milhões de banda larga fixa. Na banda larga móvel, a expansão em 2012 foi de 60% e a banda larga fixa cresceu 10%.

Já a telefonia móvel apresentou crescimento de 8% no ano, com 19,5 milhões de novos chips ativados. Em dezembro do ano passado, foram contabilizados 262 milhões de telefones móveis. A telefonia móvel está presente em todos os municípios brasileiros e há competição entre pelo menos três prestadoras em cidades que concentram 86% da população do Brasil.

As redes de terceira geração (3G), que permitem conexão à internet em banda larga móvel, estão operando em 3.279 municípios, onde moram 88% dos brasileiros. A cobertura 3G cresceu 24% em 2012.

A telefonia fixa também apresentou evolução, alcançando 44 milhões de acessos. No ano passado, 1 milhão de novas linhas de telefones fixos foram ativadas, com crescimento de 2,4% frente a 2011. A telefonia fixa está presente em 39,6 mil localidades e apresenta um dos maiores índices de competição do mundo.

As redes das concessionárias de telefonia fixa que permitem a oferta de serviços de banda larga chegam a todos os municípios brasileiros. Essa infraestrutura permitiu a realização de um dos maiores programas de inclusão social – o Banda Larga nas Escolas – pelo qual as prestadoras levam internet gratuita a 66 mil escolas públicas urbanas.

O setor de TV por assinatura, por sua vez, cresceu 27% em no ano passado, chegando a 16,2 milhões de acessos. Só no ano passado, 3,4 milhões de novos assinantes entraram na base de clientes dos serviços de TV paga.

Essa expansão acelerada mostra o empenho do setor de telecomunicações em atender à forte demanda dos brasileiros por serviços cada vez mais modernos e de qualidade, além de oferta variada para os mais diferentes perfis de consumo. A Telebrasil entende que os investimentos necessários a essa evolução devem continuar a ser incentivados, com medidas de desoneração tributária e regras que facilitem a instalação de infraestrutura e estimulem o surgimento de novos modelos de negócios.

Propaganda do Google Artigo Baixo