Fórun discute preservação de Bacia Hidrográfica que abastece Vinhedo e Valinhos

propaganda do Google Artigo Top

Continua nesta segunda, 25, na Câmara Municipal de Valinhos, às 19h, um fórum que pretende ampliar discussões sobre a proteção da Bacia Hidrográfica do Córrego Bom Jardim, principal manancial de abastecimento de água para Vinhedo e Valinhos. Um segundo fórum será organizado em Valinhos, na próxima segunda, 25, na Câmara Municipal.

A ação de parceria entre os dois municípios integra as diretrizes do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, órgão ligado ao Governo Federal e responsável por fomentar as discussões a respeito da água. Esta ação também vai ao encontro das metas ambientais de sustentabilidade da nova Administração Municipal de Valinhos.

De acordo com a organização não governamental Elo Ambiental, organizadora dos eventos e contratada pelo Comitê PCJ para o desenvolvimento de estudos e ações de preservação na Bacia em questão, os fóruns são necessários para definir, de modo claro, quais usos serão permitidos, de modo a garantir o desenvolvimento da área, sem prejudicar o abastecimento público.

O estudo jurídico que está sendo elaborado tem por objetivo, inclusive, estabelecer diretrizes para um futuro Plano de Desenvolvimento e Proteção Ambiental na Bacia Hidrográfica do Bom Jardim. A co-gestão da bacia para a proteção dos mananciais servirá ainda de sistema modelo para outras situações semelhantes no Brasil.

“Apesar da bacia já estar constituída em área destinada à proteção de mananciais de acordo com os Planos Diretores de Valinhos e Vinhedo, é necessário definir, de modo claro, quais usos serão permitidos, de modo a garantir o desenvolvimento da área, sem prejudicar o abastecimento público, que é interesse de todos”, explica o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, ligado à Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, o engenheiro agrônomo Fernando Canton Antoniazzi, também presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Sobre a Bacia

A Bacia Hidrográfica do Córrego Bom Jardim, localizada nos municípios de Valinhos e Vinhedo, é um manancial de importância fundamental para a produção de águas e abastecimento público, responsável por parte do abastecimento dessas cidades, sendo cerca de 20% de Vinhedo e 50% de Valinhos.

“Ambos os municípios precisam investir pesado na adução, reserva e geração de água bruta para atender as necessidades futuras devido ao crescimento da região. Mas também é preciso que todos conheçam a área deste manancial, além dos riscos que o mau uso do solo pode causar à qualidade da água”, destaca Antoniazzi.

Serviço

Fóruns sobre o Manancial de Abastecimento de Vinhedo e Valinhos

– Vinhedo: 21/02, das 19h às 21h, na Câmara Municipal de Vinhedo, na Av. Dois de Abril, 78, Centro.

– Valinhos: 25/02, das 19h às 21h, na Câmara Municipal de Valinhos, Rua Ângelo Antônio Schiavinato, nº 59, Residencial São Luiz. 

Propaganda do Google Artigo Baixo