Fumantes têm o dobro de chance de perder os dentes

propaganda do Google Artigo Top

Quem fuma pode perder os dentes muito antes de alguém que não tem o vício. É o que revelam algumas pesquisas sobre os efeitos do cigarro no corpo humano. Segundo esses estudos, isso acontece porque uma das consequências do fumo é o agravamento de doenças periodontais, que afetam as gengivas e os ossos ao redor dos dentes.

“Além de terem o dobro de chance de perder os dentes, os fumantes também podem encontrar dificuldade em realizarem com sucesso procedimentos de implantes osteointegráveis para substituição de dentes ausentes”, afirmou o dr. José Henrique de Oliveira, cirurgião dentista e diretor do INPAO Dental. “Isso sem falar no agravamento de outras questões menos complexas, como o desenvolvimento do mau hálito e o escurecimento dos dentes”, concluiu.

Com quase cinco mil compostos químicos, o cigarro é responsável por diversas doenças. A principal delas é o câncer de pulmão, mas o cigarro também pode causar câncer de boca, impotência sexual, gangrena em partes do corpo (diminuição da circulação do sangue), entre outros danos.

Somente o câncer bucal é o responsável direto pela morte de três mil brasileiros por ano. Segundo o Conselho Regional de Odontologia, é o 6º tipo de câncer mais comum em homens e o 8º em mulheres. Para minimizar esses riscos, o ideal é que o fumante visite a cada seis meses seu cirurgião dentista para prevenir eventuais lesões ou possibilitar uma intervenção precoce, caso seja necessário.

Propaganda do Google Artigo Baixo