Funcionários de condomínios recebem capacitação para combater a dengue

propaganda do Google Artigo Top

A Prefeitura de Vinhedo iniciou, esta semana, ciclo de capacitação para que os funcionários de condomínios instalados na cidade saibam combater a dengue. A primeira palestra foi ministrada segunda-feira, dia 3, pela bióloga da Secretaria de Saúde, Rosângela Nogueira Grigolleto, para mais de 20 funcionários que trabalham na área de manutenção no condomínio São Joaquim.


De acordo com chefe do Setor de Controle de Zoonoses, Valdemir Luiz da Silva, os funcionários capacitados serão multiplicadores de informações. “A proposta é treinarmos estes funcionários de condomínios para prestarem orientações aos moradores e demais trabalhadores do local sobre a eliminação de criadores, que deve ser um hábito diário, com ações simples como limpar calhas e piscinas, guardar garrafas de cabeça para baixo, limpar a cada seis meses e vedar a caixa d’ água, cobrir pneus e dispor corretamente o lixo, jogando-o em lugares apropriados”, explicou Valdemir.


Durante a palestra da bióloga, os funcionários também puderam esclarecer dúvidas de como proceder em casos de picadas de cobras, aranhas, carrapatos e insetos.


Prevenção


Embora o período de maior proliferação do mosquito transmissor da doença tenha passado (janeiro a maio), a Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde realiza a operação de inverno de combate ao Aedes Aegypti.


O trabalho inclui uma série de medidas para eliminação de criadores, incluindo a visita dos agentes de campo em todas as residências da cidade com entrega de folhetos informativos, operação cata-bagulho (com o recolhimento de materiais não utilizados) e bloqueios de focos da doença.


O Setor de Zoonoses intensifica o trabalho em pontos estratégicos da cidade com visitas, a cada 15 dias, em locais onde existe grande quantidade de água acumulada e possíveis criadouros, como cemitérios, borracharias e ferros-velhos.


Em dias alternados, os agentes de saneamento também se fixam em locais públicos como o Atendimento ao Cidadão e unidades de saúde, esclarecendo dúvidas e distribuindo folhetos à população a respeito de prevenção e combate à dengue.


Orientação nas escolas


Com o retorno às aulas programado para o dia 17 de agosto, a Secretaria de Saúde irá planejar o desenvolvimento de atividades em salas de aula para que os alunos da rede municipal e estadual de ensino recebam informações sobre a dengue e posse responsável. As escolas particulares e empresas interessadas em receber orientações sobre a dengue podem agendar palestras no Setor de Controle de Zoonoses pelo telefone 3826-7487.


Denúncia


A população pode denunciar a presença ou mesmo a suspeita de criadouros de larvas do mosquito transmissor da dengue no Setor de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde pelo telefone 3826-7487.

Propaganda do Google Artigo Baixo